O que é a cadeia de infecção da tuberculose?

Escrito por roma lightsey | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a cadeia de infecção da tuberculose?
No passado, a tuberculose era a principal causa de morte nos Estados Unidos (thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com)

Tuberculose (TB) é uma doença causada por Mycobacterium tuberculosis. Ainda que se conheça a TB como uma doença pulmonar, ela pode atacar outras partes do corpo, como a coluna, os rins e o cérebro. Se não tratada, a TB pode ser fatal. Pode ser disseminada por gotículas no ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. No passado considerada erradicada, a TB está retornando com cepas microbianas mais fortes e mais resistentes aos antibióticos. A cadeia de infecção da tuberculose possui seis elos.

Outras pessoas estão lendo

Agente etiológico

Agente etiológico é qualquer microrganismo causador de uma infecção. No caso de TB, é o Mycobacterium tuberculosis. Quanto melhor a capacidade de uma bactéria de crescer, invadir tecidos e causar doenças, maior é a possibilidade de que provoque uma infecção.

Reservatório

O reservatório de uma infecção pode ser humano, animal ou objeto, como balcões ou maçanetas, que oferecem ao microrganismo um lugar para vicejar e se reproduzir. O único reservatório de TB é o ser humano.

Portal de saída

Portal de saída por onde o microrganismo deixa o reservatório. No caso da TB é a boca e o nariz. Quando alguém com a doença espirra ou tosse, libera grande quantidade do microrganismo Mycobacterium.

Modo de transmissão

Modo de transporte é como uma bactéria se desloca de um lugar a outro. Muitos microrganismos são transportados por mãos não lavadas que os transmitem para outras superfícies. Mas no caso da TB, o modo de transmissão é a tosse ou o espirro, que libera a bactéria causadora no ar. Ela pode então ser inalada por outra pessoa no ambiente.

Porta de entrada

Há muitas portas de entrada de microrganismos, inclusive rupturas na pele, membranas mucosas (o nariz e a boca), bem como orifícios corporais. O portal de entrada da TB é também a porta de saída -- o sistema respiratório humano. Exatamente da mesma maneira que é expelida, a bactéria pode ser inalada pelo nariz e pela boca.

Hospedeiro suscetível

Os microrganismos procuram por um hospedeiro que possa ser facilmente invadido, como alguém já enfermo ou com o sistema imune comprometido. Uma pessoa idosa, com HIV ou AIDS, será muito mais difícil de sobreviver à TB do que um jovem saudável de 25 anos de idade.

Fatos sobre a TB

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço do mundo está infectado pela bactéria da TB. A maioria dos casos ocorre na África e sudeste asiático. Se não tratada, cada pessoa com TB pode infectar 10 a 15 outras, ao ano. O tratamento de TB não é tão rápido e fácil. São necessários muitos meses de antibióticos, como a Rifampina e outros fármacos. Em hospitais, o paciente é colocado sob precauções relacionadas às gotículas e todos os que entram no quarto devem usar uma máscara aprovada para TB. É vital tomar um esquema completo de antibióticos para prevenir o surgimento de cepas novas de TB, mais fortes e resistentes à droga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível