Mais
×

Como fazer uma cadeira com canos PVC

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Canos de PVC podem ser utilizados na confecção de diversos móveis, incluindo cadeiras. Esse tipo de cadeira é ideal para quintais e sacadas, pois são simples e confortáveis. Os únicos materiais necessários são canos de PVC de diversos comprimentos, algumas conexões, cola e corda -- todos fáceis de encontrar em uma loja de ferragens. Caso queira fazer diversas cadeiras, é fácil montá-las simultaneamente.

Instruções

Canos de PVC podem ser utilizados na confecção de diversos móveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    A cadeira

  1. Lixe as terminações dos canos de PVC com lixa d'água. Assim, a superfície se tornará áspera, permitindo uma melhor adesão da cola.

  2. Aplique uma camada de cola em duas conexões angulares, e depois ligue-as nas terminações de um cano de 50 centímetros. Vire as duas conexões de modo que fiquem voltadas para a mesma direção, e limpe o excesso de cola com papel toalha.

    Conexões angulares são aquelas de duas entradas, formando um ângulo de 90° (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Cole dois canos de 40 centímetros às duas conexões angulares, criando um formato de "U".

  4. Conecte duas junções em T nos canos de 40 centímetros. As conexões laterais das junções T devem formar um ângulo de 90° com a estrutura de canos em "U", voltadas para o mesmo lado. Posteriormente, os canos que suportarão o assento serão colados nestas conexões.

    Junções em T apresentam duas conexões terminais e uma lateral (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Conecte dois canos de 10 centímetros às conexões laterais das junções em T.

  6. Cole uma conexão angular em uma das terminações de um cano de 50 centímetros, e uma conexão lateral de uma junção em T na outra terminação. A conexão angular e a junção em T devem estar voltadas para a mesma direção. Este será um dos braços da cadeira.

  7. Cole o braço da cadeira ao cano de 10 centímetros. A terminação com a conexão angular deve estar na parte da frente da cadeira, enquanto a terminação com a junção em T deve ser conectada na parte posterior.

  8. Cole um cano de 20 centímetros na conexão superior da junção em T, e depois cole uma conexão angular no topo deste cano. A conexão angular deve estar voltada para a mesma direção das conexões no assento. Desse modo, um dos lados da cadeira já está completo.

  9. Termine o outro lado da cadeira seguido os mesmos passos, mas deixando as conexões voltadas para a direção oposta. Por exemplo, se todas estavam voltadas para a direita no primeiro lado, agora devem ser voltadas para a esquerda.

  10. Conecte os dois lados da cadeira com canos de 50 centímetros, fixados nos três pares de conexões abertas.

  11. Deixe a cola secar conforme o tempo recomendado pelo fabricante.

    O assento

  1. Amarre fortemente um pedaço de corda de náilon ao cano da parte posterior do assento. Passe a corda para um dos lados.

  2. Passe a corda para o cano da parte anterior do assento, e retorne-a para o cano posterior. Mantenha-a bem esticada.

  3. Passe a corda no cano superior do descanso da cadeira, e depois retorne-a para o cano do assento.

  4. Continue enrolando a corda em torno dos canos frontal e superior, sempre retornando para o cano posterior, até formar todo o suporte do assento e do encosto da cadeira.

  5. Amarre a corda novamente quando chegar ao final do outro lado da cadeira.

  6. Use um isqueiro para derreter levemente as terminações dos canos onde foram feitas as conexões, para impedir que se soltem. Deixe esfriar por alguns minutos antes de tocar o local.

Dicas

  • Combine a cor da corda com a decoração do ambiente.

O que você precisa

  • Lixa d'água gramatura 80
  • 7 canos de PVC de 50 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro
  • 8 conexões angulares de PVC de 5 cm
  • Cola para PVC
  • Papel toalha
  • 4 canos de PVC de 40 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro
  • 6 junções em T de PCV com 5 cm de diâmetro
  • 4 canos de PVC de 10 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro
  • 2 canos de PVC de 20 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro
  • Cordas de náilon
  • Isqueiro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article