Quais tipos de vermes caninos assemelham-se a um grão de arroz?

Tênia em cães

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Os cães são propensos a vários tipos de parasitas intestinais. Um parasita comum é a tênia, que pode causar doenças graves ou até mesmo a morte, se não for tratada. As tênias podem ser facilmente identificadas pelos segmentos semelhantes a grãos de arroz que aparecem nas fezes do cão.

Sintomas

Deve suspeitar-se de infestação por tênia se o cão começar a arranhar ou morder-se excessivamente em torno da base do rabo. Segundo o site da VetInfo, um cão que desenvolve um aumento de apetite pode estar tentando substituir os nutrientes necessários e que não estão sendo absorvidos devido à presença de uma tênia.

Características da tênia

De acordo com o site Vista Animal Medical Center, a tênia é um verme parasita dentado que cresce em segmentos. Novos segmentos formam-se na parte de trás da cabeça do verme, forçando os segmentos mais velhos em direção à cauda. Os segmentos mais velhos, os quais contêm ovos do verme, quebram-se e são expulsos do corpo do animal infectado. Esses segmentos parecem grãos achatados de arroz.

Ciclo de vida de uma tênia

O ciclo de vida da tênia está intimamente ligado ao da pulga. Quando segmentos de tênia que contêm ovos são passados ​​de seus hospedeiros, eles são, muitas vezes, ingeridos por larvas de pulgas, as quais, em seguida, pulam nos animais que habitam a região. O cão ingere as pulgas, infectando-se ou reinfectando-se no processo. O ciclo de vida da tênia demora cerca de três semanas para ser concluído.

Tratando a tênia

A prevenção do verme da tênia é, talvez, a melhor forma de tratamento. O tratamento médico pode envolver vermífugos, como praziquantel, nas formas de pílula ou injetáveis. Infestações graves podem exigir vários tratamentos à medida que o ambiente estiver livre das pulgas.

Ricos da tênia para os humanos

Os seres humanos podem infestar-se com vermes pela ingestão de pulgas ou pela ingestão de carne ou fezes infestadas com ovos do parasita. Em adultos, os fatores de risco mais comuns incluem a ingestão de carne malcozida, trabalhar com gado e falta de higiene. De acordo com a Mayo Clinic, os vermes podem viver por décadas dentro de seus hospedeiros humanos; no entanto, eles podem ser removidos através de cirurgia ou tratamento com remédios.

eHow Brasil
×