Por que cães se arrastam no chão?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que cães se arrastam no chão?
Cães da raça pastor alemão apresentam índices de infecções de glândulas anais (german shepherd dog image by Lisa Batty from Fotolia.com)

Frequentemente, um cão coloca o seu traseiro no chão e começa a se puxar com as patas da frente. Cães realizam esse comportamento dentro e fora de casa. Isso pode deixar sujeira e manchas no seu tapete caso o animal esteja sujo de fezes. Além da sujeira no seu tapete, essa condição também pode refletir um problema nas glândulas anais do animal, que podem se tornar em um grave problema veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Função

O cachorro que apresenta esse comportamento busca um alivio da região do seu rabo. Essa área é difícil para o animal limpar por conta própria, especialmente se eles estão acima do peso ou sofrem de artrite. Quando um cão faz esse movimento, quer dizer que existe algo incomodando a sua região anal, e que um veterinário deve avalia-lo. Segundo o veterinário Dr. Douglas Brum, o motivo mais comum para cães fazerem isso é uma tentativa de esvaziar as glândulas anais.

Significado

Esse movimento faz com que as secreções saiam das glândulas anais, localizadas em ambos os lados do ânus. Normalmente, essas glândulas são esvaziadas quando o animal defeca. Isso ajuda a colocar o odor característico do animal sobre as fezes. Mas, às vezes, as glândulas não são esvaziadas e acabam deixando o cão com uma sensação de desconforto. Se arrastar pelo chão ajuda o animal a esvaziá-las e sentir se melhor.

Sinais de alerta

O livro “Dog Owner’s Home Veterinary Handbook” indica que se as glândulas anais do cão não forem esvaziadas com frequência, o animal poderá desenvolver uma doença caracterizada pelo inchaço da região. As secreções ficam infeccionadas e causam um inchaço que poderá resultar em eventuais tumores. Cães com essa condição não fazem apenas o movimento de se arrastarem, mas também mordem e lambem a sua região anal mais frequentemente que o normal. Depois de se arrastarem, as secreções poderão apresentar uma coloração estranha ou com sangue.

Parasitas

Se além do movimento de se arrastar o cachorro também está perdendo peso, com diarreia, pelos finos ou sem brilho e está com tosse, a condição dele pode advir de infecção por parasitas, segundo a American Veterinary Medical Association. Os parasitas internos, como tênias e cisticerco, liberam ovos através das fezes do animal. Isso pode fazer com que o traseiro de um cão coce. Procure de baixo do rabo e nas pernas traseiras por uma estrutura semelhante a um grão de arroz. Esses são ovos dos vermes. Esses parasitas, se não tratados, poderão matar o animal.

Tratamento

Um cão que frequentemente se arrasta pelo chão precisa ser levado a um veterinário para verificar se ele não está doente ou se tem algum objeto estranho no seu ânus. O cachorro pode então precisar de uma cirurgia ou vermífugo. Se esse não for o caso, o veterinário deve demonstrar como limpar as glândulas anais de um cão. Muitas pessoas que cuidam de cachorros sabem fazer isso. É normal que o líquido expelido pelo ânus do cão seja transparente e tenha um cheiro muito forte, um odor parecido com o de peixe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível