Por que os cães chacoalham o corpo?

Escrito por contributing writer | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Parte de ser um bom dono é entender o que o seu cão está tentando dizer. Quando os cães chacoalham o corpo de um jeito, isso é uma indicação de desejos, necessidades e sentimentos. Um cachorro chacoalha o corpo por muitas razões, inclusive quando está molhado e quer expressar certas emoções. Além disso, é da natureza deles fazerem isso.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Um cachorro se chacoalha com força quando está molhado, apenas para tirar a água do corpo. Ele também faz isso quando tem algo agarrado ao corpo. Por exemplo: carrapichos, insetos, folhas ou grama. Além disso, ele pode se chacoalhar quando está com coceira, bravo, triste ou assustado.

História

Somente nos últimos cem anos o homem começou a domesticar cães. Por milhares de anos, esses animais tinham de cuidar de si mesmos sem ajuda de ninguém. Portanto; é da natureza deles se chacoalharem quando estão molhados, mesmo quando os donos tentam enxugá-los com uma toalha felpuda e quentinha. Assim, como antes eles tinham o hábito de chacoalhar, ainda continuam fazendo isso. Às vezes, seu cão se chacoalhará absolutamente por nenhuma razão, só por instinto.

Por que eles fazem isso hoje em dia?

As razões pelas quais os cães chacoalham o corpo hoje em dia refletem nos motivos pelos quais eles faziam isso no passado, mesmo que o mundo tenha mudado. Antes eles não tinham casas quentes para ir para quando estavam molhados, por isso, se não tirassem a água do pelo, iriam congelar. Mesmo que seu cão saiba que pode entrar casa e se secar, ele ainda vai se chacoalhar. Embora a maioria dos cães não tenha que lutar pelo domínio de um território hoje em dia, porque alguns vivem em casas com outros cães domesticados, eles ainda arrepiam o pelo quando encontram um cão que não conhecem ou durante uma luta para mostrar domínio. O contrário acontece quando abaixam a cabeça, mostrando medo ou submissão. Se você não souber, só de olhar, por que seu cão está se sacudindo e se isso acontece mais do que apenas ocasionalmente, verifique se tem algo agarrado no pelo dele ou se há sinal de alguma doença de pele.

Qual a importância disso

Um cachorro não se sacode sem motivo. Cada vez que seu cão chacoalha o corpo, ele pode estar tentando tirar pulgas, grama, sujeira, água ou bolas de pelo que estejam agarradas em seu corpo. Quando os cães deixam de limpar o próprio pelo, isso quer dizer que estão tentando projetar uma ideia, sobre eles, para outros animais da própria espécie ou pessoas.

Benefícios

Um cão não tem mãos para passá-las pelo corpo para arrumar o pelo e não pode usar uma toalha para se secar. Ele não consegue arrancar carrapichos ou pulgas de seu pelo e se quiser dizer alguma coisa para outro cachorro, não é capaz de falar. Portanto, sacudir o corpo é uma das principais formas que um cão tem para cuidar de si mesmo e se apresentar para outro cachorro ou para as pessoas que encontra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível