×
Loading ...

Cães: como cortar os pelos das almofadas das patas e aparar as unhas do seu yorkshire

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando você pensa nos cuidados com o seu yorkshire terrier, provavelmente o que vem na sua cabeça é o ato de pentear os pelos compridos e fluidos, aparar as orelhas e dar ao cão um pequeno laço para um rabo de cavalo ou coque. Contudo, uma parte desse cuidado também envolve cortar os pelos entre as almofadas da pata e aparar as unhas. Esse momento é ligeiramente menos glamouroso, mas manterá seu cão estiloso.

Instruções

É muito importante manter as patas bem cuidadas ou seu yorkie poderá desenvolver uma séria infecção (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. A cada banho, corte as unhas. Os yorkies precisam se higienizar pelo menos uma vez por semana. Se as unhas forem aparadas em todos os banhos, provavelmente você deverá cortar pouco a cada vez. Segure, gentilmente, a pata e com o cortador apare a extremidade da unha. Talvez uma ajuda seja necessária, já que a maioria dos cachorros odeia fazer isso. Os yorkies têm unhas pretas, por isso corte apenas a extremidade, já que não dá para ver muito bem onde é o limite. Se cortar muito, a unha sangrará e você terá que aplicar um pó anti-hemorrágico, ajudando na coagulação imediata.

    Loading...
  2. Lixe a ponta da unha. Isso dá à pata um visual mais bem acabado. Contudo, muitas pessoas preferem pular esse passo, já que as unhas dos yorkies ficam escondidas nos pelos de qualquer maneira.

  3. Use as tesouras para aparar os pelos ao redor da pata. Você deve seguir o formato dela e o pelo não deve tocar o chão. Caso toque, seu yorkie terá dificuldade em andar. Faça isso antes do banho, mas provavelmente deverá ser retocado depois.

  4. O pelo dos yorkshires normalmente crescem entre as almofadas, bem como ao redor das bordas das patas. Por isso, apare os fios que ficam nessas regiões Esse pelo deve ser cortado, evitando emaranhamentos e infecções. Os fios devem estar, no mínimo, nivelados com as almofadas, se não mais curtos ainda. Muitas pessoas preferem que um tosador profissional cuide disso, por causa da grande quantidade de tosa que está envolvida. Você pode fazer uma manutenção rotineira nas unhas e ter a tosa profissional alguma semana ou outra, se quiser.

    As almofadas das patas dos yorkies precisam de muita manutenção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Retoque depois do banho. Quando o cachorro está molhado, pode ser mais fácil de visualizar os pelos que estão mais compridos e cortá-los sem se preocupar com a pata. Uma vez terminado o trabalho, você pode ir para a parte mais divertida e glamourosa do cuidado canino: fazer com que seu cachorro tenha o melhor visual.

Loading...

Dicas

  • Você pode fazer aulas sobre esse assunto, aprendendo como manter seu yorkshire adequadamente. Essa pode ser uma boa forma de aprender em um ambiente controlado como melhor cuidar do seu cachorro.

O que você precisa

  • Cortadores de unha
  • Tesouras
  • Pó anti-hemorrágico
  • Lixa de unha (opcional)
Loading ...
Loading ...