on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Cães: como cuidar das orelhas de um Doberman

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos donos de dobermans optam por começar a cortar as orelhas de seus novos filhotes por volta de 7 ou 8 semanas de idade e seguem nesse processo até o momento em que a cartilagem começa a endurecer, com cerca de 11 ou 12 semanas. Historicamente, essas orelhas pontudas e eretas foram utilizadas para ajudar na audição desses animais como cães de guarda, mas hoje é apenas uma opção do dono. Se quiser inscrever seu doberman em competições, as orelhas devem estar cortadas. Isso requer persistência e paciência, uma vez que elas levam mais de um ano para sararem e permanecerem no lugar.

Instruções

Normalmente, as orelhas dos dobermans são operadas quando os filhotes são bem novos (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)
  1. Desembrulhe metade do pacote da gaze e deixe o retângulo em uma superfície limpa. Abra mais duas e empilhe-as uma sobre a outra. Se o canal auricular do cão for mais estreito, será necessário menos gazes.

    Loading...
  2. Remova a embalagem do canudo largo e leve de um estabelecimento de fastfood e posicione uma ponta no centro há, aproximadamente, 2 cm da borda da gaze. Cole com uma tira de 13 cm de fita médica porosa larga.

  3. Enrole a gaze no canudo, formando um tubo, e deixe uma sobra dela na ponta, servido como uma espécie de almofada interna para o ouvido. Pegue um pedaço de fita e ponha na parte de baixo do tubo de gaze, há a 1,5 cm do final. Deixe a fita colada no rolo.

  4. Torça o rolo de fita, fazendo com que a parte adesiva fique voltada para cima. Quando o tubo de gaze estiver coberto com essa parte (menos as duas seções finais de 1,5 cm do final da gaze e do canudo) torça de novo o rolo e cole pela segunda vez ao redor do tubo, com a parte da cola virada para baixo, por cima da área adesiva.

  5. Repita o processo fazendo um segundo tubo para a outra orelha. Corte quatro pedaços de 12,5 cm da fita médica grossa e reserve, com a face adesiva virada para cima.

  6. No canal auricular aberto do cão, posicione o final da gaze em cada tubo. Enrole um pedaço de 12,5 cm de fita ao redor da orelha e do canudo, segurando-os no lugar sem prender a circulação de sangue. Coloque outro pedaço um pouco maior de fita na orelha do doberman, para adicionar durabilidade. Corte o excesso do canudo. Repita na outra orelha.

  7. Rasgue um pedaço de 30 cm de fita em tiras longas e finas e enrole-as uma vez ao redor da parte externa da orelha direita, de trás para frente, e sobre o topo da cabeça. Enrole esse mesmo pedaço ao redor da parte traseira da orelha esquerda, seguindo para a frente, por cima da cabeça do animal e parando atrás da orelha direita. Faça duas ou três dessas, em padronagens de "oito" e enrole um pedaço de 5 a 7 cm de fita ao redor daqueles tiras finas, diretamente sobre a cabeça do doberman.

Loading...

Dicas

  • Quando os curativos ficarem molhados ou perderem a resistência, troque a fita e faça um novo canudo a cada semana ou conforme o necessário. Se você notar algum cheiro estranho durante essa troca, consulte seu veterinário, pois pode ser sinal de infecção.

Aviso

  • Não deixe as orelhas caídas por muito tempo, pois a cartilagem pode endurecer dessa forma. Faça novos canudos e coloque a orelha do cão na posição correta. Sempre siga as instruções do veterinário no que se diz respeito aos cuidados pós-operatórios e de acompanhamento. Essas instruções são apenas um guia.

O que você precisa

  • Gaze de 7,5 x 7,5 cm
  • Canudos leves e largos
  • Fita médica porosa larga

Referências

Loading ...
Loading ...