Mais
×

Cães: como ensinar um filhote de labrador a nadar

Atualizado em 17 abril, 2017

O labrador é famoso por amar a água. Mas os filhotes dessa raça nem sempre nascem sabendo nadar, e alguns podem até ter medo. Isso não significa que o animal nunca irá nadar, somente que ele precisa de um pouco de ajuda. É melhor ensinar seu cão quando ele é jovem e os medos são fáceis de serem superados. Com um pouco de paciência e uma outra pessoa para ajudar, seu filhote estará nadando em pouco tempo.

Instruções

Os labradores, normalmente, amam a água, mas podem precisar de alguma ajuda para aprenderem a nadar (labrador image by Oliv from Fotolia.com)
  1. Comece treinando o filhote a nadar quando ele tiver de 2 a 5 meses. Com essa idade, ele já desenvolveu o sistema imunológico e ainda é pequeno e fácil de manusear.

  2. Ajude seu cão a construir uma confiança para com a água. Se o filhote tem muito medo, primeiro, leve-o para algumas caminhadas ao redor de um lago ou riacho até que ele esteja confortável em molhar as patas. Quando isso acontecer, certifique-se de fazer muitos elogios.

  3. Escolha um lugar para ensinar o cão a nadar. Cheque a água procurando por qualquer coisa que possa machucar o animal e escolha um dia em que o ambiente esteja calmo, e o tempo quente o suficiente para que ele (e você) não passem frio. Também, verifique se o local não está sujo ou poluído.

  4. Carregue seu labrador até a água, até que alcance os joelhos. Com uma mão, segure o filhote embaixo da barriga e do peito, enquanto outra apoia a parte traseira, perto do rabo. Mantenha as costas niveladas com a frente. Normalmente, os cachorros têm dificuldade em nadar, porque sua porção traseira afunda mais que a frontal.

  5. Abaixe-o na água, sem soltá-lo. Ele começará, instintivamente, a remar. Não será possível dar guloseimas ou brinquedos nesse momento, mas encoraje-o com muitos elogios.

  6. Remova a mão que segura a barriga por apenas alguns segundos, mas continue a segurar as costas para que essa se mantenha nivelada com a frente. Faça isso várias vezes até que ele fique confortável. Isso pode acontecer em um dia ou em diversos.

  7. Fique com o filhote na água e tenha alguém em terra firme para chamá-lo de volta. Quando ele começar a remar mais forte, solte-o e deixe-o nadar em direção à pessoa que está chamando. Fique por perto, caso o cão tenha algum problema.

  8. Repita os passos anteriores várias vezes, ficando mais perto da margem se o animal tiver problemas. Aumente gradualmente a distância quando ele demonstrar maior conforto. Isso pode ser feito em vários dias.

  9. Trabalhe o conforto entre o labrador e a água, brincando com uma bolinha ou outros brinquedos que flutuem. Jogue a, mais ou menos, 3 m de distância na água para que o animal nade e busque o objeto. Novamente, elogie bastante quando ele entrar na água sem você.

Dicas

  • Um labrador adulto pode ser treinado de maneira semelhante, apesar de que você deverá levá-lo mais fundo, para que as patas não toquem no chão. Talvez seja necessária a presença de uma segunda pessoa para segurá-lo na água.

Aviso

  • Nunca jogue seu animal na água e force uma natação. Isso apenas intensificará o medo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article