Por que os cães esfregam a cabeça na grama?

Escrito por jean rabe | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os cães esfregam a cabeça na grama?
Alguns cães esfregam suas faces na grama e em plantas de jardim (the Dog head image by Thomas Bertin from Fotolia.com)

Alguns cães esfregam os focinhos na grama -- e em ervas daninhas, plantas de jardim, matos e flores. Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais e a atividade possui vários propósitos. Por exemplo, alguns cães esfregam as faces após comer; fazendo isso, tiram a comida que ficou grudada no focinho ou na gengiva.

Outras pessoas estão lendo

Dentista da natureza

Se o cão não possui grama por perto, o carpete ou as almofadas do sofá são suficientes. Assim como as pessoas escovam os dentes, alguns cães também querem seus dentes e gengivas limpas. Não está muito relacionado à higiene, é mais para se livrar de uma irritação. Comida presa nas gengivas e boca incomoda o cachorro, portanto ele tentará livrar-se delas. Partículas de comida e fiapos de ossos podem se enroscar nos dentes e gengivas e irritar o cão.

Por que os cães esfregam a cabeça na grama?
O chão pode servir como uma escova de dentes canina (good dog! image by Scott Slattery from Fotolia.com)

O papel das alergias

Outra causa da esfregação na grama são alergias. Se o cão é sensível a alguns ingredientes em sua comida ou a algo na sobras que comeu, ele pode querer esfregar o focinho na grama na tentativa de se livrar da sensação de coceira na boca. Nesse caso, uma visita ao veterinário poderia confirmar a alergia. Uma mudança na alimentação e, em alguns casos, remédios para alergia, podem resolver o problema.

Por que os cães esfregam a cabeça na grama?
Às vezes, esfregar o nariz pode ser um sinal de alergia (dog image by .shock from Fotolia.com)

Hora de deitar e rolar

Alguns cães simplesmente gostam do cheiro e do gosto da grama. Eles rolam, se esfregam e a devoram. A grama alta e irregular é convidativa, pois os cães se sentem bem ao esfregar-se nela. Além disso, a grama é perfumada com todos os tipos de coisas interessantes -- incluindo aves mortas, insetos noturnos e afins -- e dão a oportunidade do cão de adquirir um odor. Estudantes de comportamentos acreditam que isso é um instinto, a maneira do cão de mascarar seu próprio cheiro. Ao se esfregarem, também colocam seu próprio odor na grama, marcando o seu território.

Por que os cães esfregam a cabeça na grama?
Alguns cães gostam do cheiro e gosto da grama (dog in field image by Kevin McGrath from Fotolia.com)

Comportamento obsessivo

Cães podem passar da linha quando estão se esfregando na grama. Os que não têm atividades e desafios podem desenvolver o comportamento de se esfregar na grama exageradamente. Para fazer com que essa paixão do cão se torne moderada, o proprietário deve oferecer uma outra atividade como saída, tal como brincar, dar mais brinquedos, ou levá-lo para caminhadas.

Por que os cães esfregam a cabeça na grama?
Procure por pulgas se ele se esfregar com excesso (let sleeping dogs lie image by Scott Slattery from Fotolia.com)

Alívio para coceira

Em alguns casos, as pulgas são as culpadas. Um cão que esfrega insistentemente o focinho no gramado, assim como o resto de seu corpo, pode estar infestado de pulgas. O cão se esfrega para aliviar a coceira. Seus donos devem examinar em volta da cabeça e boca por traços de pulgas e tratar o cão conforme o necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível