on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Cães: insuficiência renal associada com a ingestão de uvas e uvas passas

Atualizado em 21 novembro, 2016

As uvas e uvas passas são tóxicas para os cachorros. Não há como saber se o seu cão desenvolverá uma insuficiência renal a partir desse tipo de alimento humano, mas qualquer ingestão deve ser tratada como séria e possivelmente letal. A indução de vômito é a primeira recomendação. Os cães podem mostrar sintomas de intoxicação de 6 a 12 horas após comer esses alimentos.

Algumas comidas humanas são tóxicas aos cachorros (dogs portrait image by Tomo Jesenicnik from Fotolia.com)

Quantidade tóxica

O manual veterinário Merck diz que a ingestão de 30 g de uvas ou de uvas passas pode levar a uma lesão renal nos cachorros. Os cães que são suscetíveis a isso podem desenvolver insuficiência renal dentro de 72 horas. Não há nenhum componente identificado nesses alimentos que cause essa reação severa em alguns animais e não em outros. Qualquer exposição deve ser tratada como uma possível intoxicação.

Loading...

Sintomas

Vômito e diarreia são os sintomas mais comuns. Outras sinais incluem letargia, perda de apetite, perda de coordenação e fraqueza. Alguns cães demonstram os sinais da insuficiência com a incapacidade de urinar, o que causa altos índices de nitrogênio e ureia no sangue. Se o animal demonstrar a diminuição de urina e letargia, o tratamento normalmente não terá sucesso. Outros animais exibirão tremores ou dores abdominais.

Primeiros socorros

A intervenção mais útil para um cão que comeu uvas ou uva passa é a indução de vômito, que é urgente e ajudará bastante, já que esses animais digerem tais alimentos devagar, levando 24 horas para a digestão completa. O remédio comum é uma solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Misture 1 colher de chá desse produto com 1 colher de chá de leite e administre oralmente. Se o leite não estiver disponível, use 1 xícara de água morna. Administre essa dose por até três vezes, até que o vômito ocorra.

Tratamento

Após a descontaminação através do vômito, os cães devem responder bem ao carvão ativado. Isso ajuda na absorção e eliminação de quaisquer remanescentes tóxicos. A maioria dos veterinários seguem monitorando a urina e desidratação. Alguns cães precisam da administração de soro intravenoso por um período de 48 horas. Um tratamento de sucesso está associado à indução de vômito dentro de algumas horas após a ingestão.

Prevenção/Solução

A prevenção é a melhor solução para esse caso. Os donos normalmente deixam um pedaço de comida para seu animal, mas dar comidas humanas aos cachorros é algo arriscado. Uma pequena fatia de pão de uva passa pode ser fatal ao cão. Se animal está acostumado a pegar coisas da mesa, é melhor evitar a tentação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...