×
Loading ...

Cães: como se livrar de ácaros em um shih tzu que se coça excessivamente

Atualizado em 21 julho, 2017

Um shih tzu que está constantemente coçando suas orelhas e possui um corrimento marrom que sai delas pode indicar a presença de ácaros (parasitas microscópicos que atacam as orelhas caninas). É importante que você faça com que o animal pare de coçar, uma vez que esse hábito pode piorar a condição e causar uma infecção.

Instruções

Para manter seu shih tzu livre de ácaros, considere limpar as orelhas diariamente (shit-tzu... image by sophie roussel-loriot from Fotolia.com)

    Livrando-se dos ácaros em um shih tzu

  1. Em um pet shop, compre um cone e coloque no pescoço do animal. Esse acessório fará com que seu cão pareça ter uma cúpula de abajur na cabeça. Isso impede que o shih tzu coce as orelhas. Mantenha o cone até que o problema se cure.

    Loading...
  2. Misture uma colher de chá de vinagre branco para 3 colheres de sopa de água. Coloque metade dessa solução em uma das orelhas. Esfregue-a e deixe o animal chacoalhar a cabeça. Limpe a orelha e repita o procedimento com a outra. Faça isso por 6 dias. Você pode comprar uma solução similar em uma loja especializada em animais ou com seu próprio veterinário. A embalagem provavelmente indicará que o procedimento deve ser repetido semanalmente.

  3. Se não funcionar, tente lavar com shampoo a cabeça, as orelhas e também o rabo. Repita o procedimento. Depois de um mês seguindo esses passos, o cão não deve ter mais problemas com ácaros. Como um último recurso, leve seu animal ao veterinário, que poderá prescrever antibióticos.

  4. Esfregue as orelhas com aloe vera, para reduzir a inflamação, além de proporcionar mais conforto ao animal enquanto a cura ocorre. O yellow dock (disponível para compra em sites internacionais) é um chá de ervas usado para matar ácaros. Use da mesma forma descrita no passo 2. Como alternativa ao vinagre e à água, utilize metade de óleo de amêndoa ou azeite de oliva com 270 mg de vitamina E. Misture em um recipiente com água morna. Os ácaros gostam de se esconder. Até que você termine o processo, eles voltarão às orelhas.

Loading...

Aviso

  • Um problema similar aos ácaros são as alergias auriculares. O corrimento fica na parte de fora e também na de dentro. As orelhas ficarão oleosas e cheias de cera. Limpá-las completamente todos os dias podem acabar com esse problema. Se a vermelhidão e a irritação persistirem depois de seis dias, leve seu cão para exames no veterinário. As infecções auriculares podem causar surdez, levando à uma cirurgia. As casas com vários animais são mais suscetíveis a terem problemas com ácaros, quando comparadas com os locais que contém apenas um animal, principalmente em lares com gatos.

O que você precisa

  • Cone
  • Vinagre e água
  • Aloe vera

Referências

Loading ...
Loading ...