Por que os cães mordem a própria cauda o tempo todo?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os cães mordem a própria cauda o tempo todo?
Alguns cães mordem a própria cauda o tempo todo (Brandt Luke Zorn: Wikimedia Commons)

Os cães costumam usar os dentes para fazer sua higiene pessoal diária. Isso geralmente envolve movimentos rápidos semelhantes a mordidas na base da cauda para remover pelos embaraçados com o auxílio dos dentes. Dependendo do cão, isso pode ser feito uma ou várias vezes ao dia. Porém, se o cão repentinamente começa a morder a própria cauda com mais frequência que de costume, ele precisa de cuidados veterinários.

Outras pessoas estão lendo

Debaixo da cauda

Se o cão estiver mordendo debaixo da cauda, próximo ao reto, talvez as glândulas anais estejam comprimidas. O cão também irá arrastar a parte traseira pelo carpete ou gramado, com as patas traseiras sem tocar o chão, enquanto as pernas anteriores fazendo todo o trabalho. De acordo com "O Guia Veterinário Para Os Sintomas de Seu Cachorro", machos que não foram castrados podem desenvolver tumores dolorosos nessa área. O cão irá lamber e mordê-lo para limpar o sangue.

Tinha

Embora a tinha, uma infecção contagiosa causada por fungos, não cause coceiras a princípio, ela progride e provoca queda de pelos em uma região circular da pele, onde causa coceiras. O "Manual Doméstico de Veterinária do Proprietário de Cães" afirma que a tinha se inicia na face, nas patas e na cauda de um cão antes de se espalhar para outras partes do corpo. Examine o animal e procure por marcas redondas em que não haja pelos.

Parasitas

O reto é uma região quente no corpo do cão, ideal para carrapatos, pulgas e outros parasitas. Cães que tentam remover pulgas costumam arreganhar os dentes antes de morder o local onde coça. No entanto, se o cão estiver arrastando a parte traseira pelo chão e mordendo a base da cauda e não estiver com as glândulas anais comprimidas ou com tumores no reto, procure por algo parecido com grãos de arroz nas proximidades do reto, da cauda e pernas traseiras. Esses são sinais de infestação de tênias.

Docking

Caudectomia é a prática de cortar a cauda de um cão, inclusive o osso. Cortar a cauda dos cães é ilegal em muitos países, mas ainda é permitido no Brasil. De acordo com a "Associação Veterinária Mundial de Animais de Pequeno Porte", uma das complicações que podem surgir da caudectomia é a má cicatrização da cauda, que causa terríveis coceiras na extremidade do que restou da cauda. A pele da cauda pode se romper e infeccionar. Tumores causados pelo tecido de cicatrização também podem resultar disso.

Hábito

Se não há explicações médicas para a razão de o cão morder ou lamber constantemente a cauda ou próximo à base da cauda, então ele desenvolveu um comportamento compulsivo ou um mau hábito. O ato tornou-se agradável para ele. A ASPCA (Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade Contra Animais) recomenda providenciar a esses cães mais exercícios e interações com os donos para distraí-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível