Por que os cães mordem seus rabos?

Escrito por amanda delgado | Traduzido por victor rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os cães mordem seus rabos?
Preste atenção se seu cachorro começar a morder a cauda (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Se o seu cão persegue o rabo de vez em quando, pode ser divertido. Se ele faz isso várias vezes e começa a mastigá-lo, pode ser prejudicial para sua saúde, tanto física quanto mental. Se você pegá-lo roendo a base de sua cauda, ​​faça uma visita ao veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Condições da pele

Com um pente, procure por manchas pretas ou excrementos de pulga, se você vê-lo mastigando sua cauda, ​​principalmente na base. Picadas de pulgas podem desencadear reações alérgicas em cachorros, assim como provocar coceira. As pulgas são comumente encontradas perto da base da cauda de um cachorro. Consulte seu veterinário para o método mais eficaz de tratamento de pulgas. Ele pode recomendar um produto de pulgas que vai funcionar melhor para seu animal. Você também deve aspirar completamente sua casa, especialmente a cama do seu cachorro, para eliminar pulgas e ovos. Uma infecção de pele dolorosa ou uma ferida também poderia ser a causa da mastigação. Verifique a área com cuidado e ligue para o seu veterinário para uma consulta caso veja qualquer sinal de vermelhidão ou lesão.

Neuromas

Cachorros com rabo cortado, tais como Doberman Pinschers, muitas vezes mastigam suas caudas, devido à presença de neuromas. Estas massas, que consistem em fibras nervosas e do tecido da cicatriz, desenvolvem-se à base do topo e causam muita dor. Animais com neuromas irão mastigar ou lamber a área, numa tentativa de aliviar o desconforto. Agende uma consulta com seu veterinário para ter o neuroma removido cirurgicamente.

Comportamento compulsivo

Alguns cachorros perseguem e mastigam repetidamente suas caudas, o que pode levar a lesões graves ou perda de pelo. Raças como pastores alemães são mais propensas a desenvolver esse tipo de comportamento compulsivo. Alguns animais apresentam esse comportamento quando filhotes e não o superam à medida em que envelhecem. Outros começam a perseguir e mastigar suas caudas devido ao estresse ou ansiedade. Uma lesão na cauda também pode desencadear esse comportamento, mesmo muito tempo após a cura. Os cachorros mais velhos podem sofrer de disfunção cognitiva, resultando no aparecimento súbito de comportamento compulsivo, tais como esse relatado.

Tratamento

Encontre um motivo ou identifique a situação que faz com que o seu cachorro fique ansioso e que faz com que ele comece a mastigação, então você pode remover ou evitá-lo, se possível. Se não, distraia-o com um brinquedo, quando ele começar a perseguir ou mastigar. Mantenha a mente e o corpo ativos, a fim de aliviar o estresse, faça-o fazer exercícios, deixei-o conviver no parque, brinque com ele ou lhe dê brinquedos desafiadores cheios de guloseimas. Ajude-o a associar o objeto perturbador ou a situação com algo positivo, como seu brinquedo ou doce favorito, apresentando-os ao mesmo tempo, expondo-o ao gatilho do estresse. Se ele continuar a mastigar a cauda, ​​o seu veterinário pode precisar prescrever uma medicação para ajudar com o seu comportamento compulsivo.

Aviso

Punir o seu cão pela compulsão de morder ou mastigar sua cauda vai aumentar sua ansiedade, o que levará a um aumento deste comportamento. Acariciar ou falar carinhosamente com seu cão enquanto ele está mastigando seu rabo vai reforçar positivamente esse comportamento, também resultando em um aumento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível