Mais
×

É recomendável dar ossos aos cães?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Que os cães amam todos os tipos de ossos parece tão óbvio que pode ser uma surpresa que a FDA (Food and Drug Administration) diga que sob nenhuma circunstância eles devem ser dados aos cães. É de conhecimento geral que não se deve dar aos cães peixe, frango ou outra aves que tenham ossos que quebram em pedaços e podem cortar suas entranhas. Mas e os ossos de vaca, cordeiro e porco? De acordo com a FDA, até esses ossos são perigosos para os cães. No entanto, a opinião de alguns veterinários varia sobre se nenhum tipo ou se apenas determinados tipos de ossos são os melhores para os cães.

A FDA diz que nenhum osso deve ser dado para os cães (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O que a FDA diz sobre ossos para cães

De acordo com a FDA, o ato de mastigar ossos ameaça os cães com uma longa lista de perigos, incluindo dentes quebrados, lesões na boca ou na língua, asfixia, constipação e infecção abdominal. Ela sugere falar com o veterinário sobre produtos artificiais parecidos com ossos para que o cão mastigue com segurança.

O que alguns veterinários dizem sobre ossos para cães

Alguns veterinários dizem que é seguro dar ossos aos cães se você seguir algumas orientações. Ossos que quebram após serem cozidos, como ossos de aves, costelas, bifes e chuletas de porco, devem ser evitados. O mesmo vale para ossos muito pequenos que podem ser engolidos inteiros e bloquear os intestinos. No entanto, ossos grandes e macios encontrados na cauda dos animais ou nas extremidades das patas, como os ossos das juntas, são mais macios do que os dentes do cão e são seguros para serem mastigados com moderação.

Ossos de pernil de porco

Alguns ossos são mais duros que os dentes dos cães e não devem ser dados a eles. Isto inclui os ossos do pernil de porco, ou da parte inferior da pata. Os ossos de costela e bife também são duros. O perigo é que um cão possa fraturar e quebrar seus dentes.

Ossos tratados

Talvez a melhor alternativa seja dar ao seu animal de estimação ossos tratados. Há fornecedores que vendem ossos de carne bovina especialmente tratados que são seguros para cães. Esses ossos são esterilizados, eliminando o risco de infecção bacteriana. Eles são duradouros e satisfazem o instinto natural do cão de mastigar e exercitar as mandíbulas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article