on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Cães de porte médio que não soltam pelos

Atualizado em 21 julho, 2017

Qualquer cão com pelos irá soltá-los, e cães de porte médio (de 40 a 56 cm de altura) podem ter mais pelos para você se preocupar do que os menores. No entanto, existem raças de cães que soltam quantidades minúsculas, o que as torna animais de estimação especialmente ideais para se ter dentro de casa. São chamadas de raças "com pouca queda". Características especiais da pelagem das raças com pouca queda reduzem os requisitos de limpeza do dono, principalmente quando os cães são tosados com frequência.

Os poodles não soltam pelos, mas possuem altas exigências de tosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Queda e tosa

A tosa é um fator importante para determinar o quanto a pelagem de um cão é saudável e quanta queda de pelos ocorrerá. As raças de cães variam de raças com baixa necessidade de tosa, que deve ser lembrada de vez em quando, a raças com alta necessidade de tosa, que ocorre diariamente. Além de deixar uma quantidade menor de pelos para trás, alguns cães com pouca queda também podem ser melhores para donos alérgicos quando tosados de forma adequada. Juntas, a probabilidade de queda e a necessidade de tosa dão uma ideia de quanto trabalho um animal de estimação específico dará.

Loading...

Pouca queda e baixa necessidade de tosa

Algumas raças de cães têm pouca queda porque possuem menos pelos. Essas raças também possuem uma necessidade de tosa muito baixa. A raça xoloitzcuintli também é conhecida como cão pelado mexicano devido à sua variedade notável sem pelos. O basenji é um cão de caça de pelos curtos com bastante energia que raramente late. Os whippets são cães de caça rápidos com uma pelagem curta e fácil de cuidar e uma necessidade alta de exercício.

Pouca queda e necessidade média de tosa

Raças com pouca queda que são mais peludas possuem uma variedade de tipos de pelos. As pelagens crespas do schnauzer comum e do terrier irlandês exige uma escovação diária e pelo menos uma tosa profissional anual. O pelo desgrenhado do terrier tibetano precisa ser escovado diário para evitar nós. As pelagens duras e densas do airedale terrier, do welsh terrier e do terrier preto da Rússia exigem atenção semanal ou mensal. O kerry blue terrier e o soft coated wheaten terrier possuem pelos mais macios que não caem quando escovados e aparados regularmente.

Pouca queda e alta necessidade de tosa

Pelos longos, grossos e encaracolados ou crespos em outras raças de cães exigem atenção especial à tosa apesar da pouca queda característica. A pelagem encaracolada ou ondulada do cão de água português precisa de escovação diária e tosas mensais regulares. O pelo denso do poodle comum ficará embaraçado se não for escovado todo dia e aparado semanalmente. O pelo do puli cresce em forma de longos cordões que raramente caem, mas exige uma manutenção extensiva diária para cuidar da aparência.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...