×
Loading ...

Cães: razões pelas quais eles lambem as orelhas dos humanos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os cães lambem os rostos dos humanos quando estão sendo afetuosos e também para mostrar submissão ao humano alfa. Lamber pode ter vários significados. Na natureza, quando um lobo ou cão lambe a face de outro que seja dominante, significa que o animal está implorando por comida.

Uma lambida canina é sinal de afeição e submissão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Glândulas apócrinas atrás da orelha humana

A boca canina, bem como o nariz, é muito sensível às essências, essas que carregam informações. As moléculas na pele humana possuem fragrâncias e são liberadas por meio das glândulas sebáceas. O cachorro tem a habilidade de processar informações intrincadas sobre as essências que degusta e cheira, já que possui milhões de células receptoras no palato e no nariz. Uma vez que o cão não pode nos dizer o porquê de estar fazendo algo ou o que ele alcança quando o faz, cientistas concluíram que quando um cachorro cheira e lambe, pode ser um processamento de informações que ele achou no material oleoso liberado pelas glândulas apócrinas localizadas nas orelhas. Os humanos também possuem as glândulas sebáceas (glândulas ecrinas) na testa. As glândulas ecrinas e apócrinas providenciam informações sobre a pessoa que o cachorro está lambendo.

Loading...

Lambeção de orelha

Dr. James Glover, veterinário em Manhattan, no Kansas, afirma que o ato de lamber as orelhas, especificamente, é um sinal de submissão ao membro mais dominante do grupo, que são os humanos com quem o cachorro vive. Lamber indica intimidade e afeição. Os cães que vivem juntos lambem uns aos outros quando estão relaxando, já que eles se amam.

Descobrindo os humanos

Um cão processa os aromas que são recolhidos pelo ato de lamber e cheirar no órgão vomeronasal, que está dentro da boca. Consequentemente, o animal estará apto a receber mensagens dos humanos que são enviadas involuntariamente pela pessoa.

Ele está com fome

Os cães selvagens lambem as faces de suas mães depois de elas terem caçando comida, já que esse sinal informa que ela deve regurgitar o alimento na sua barriga. É mais fácil para a mãe carregar o alimento na sua barriga do que na boca, e os filhotes ingerem o alimento regurgitado. Se o cão estiver lambendo o seu rosto, pode ser uma indicação de que ele está faminto e quer comer, já que essa é a sua forma de comunicação, como seus ancestrais faziam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...