O que faz os cães terem a barriga cor-de-rosa e preta?

Escrito por christina sloane | Traduzido por karine neumann
O que faz os cães terem a barriga cor-de-rosa e preta?
A pele rosa-clara pode ficar com sardas e manchas durante o verão (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

A pele manchada é comum em todas as raças de cães, embora alguns sejam mais propensos a ter o cor-de-rosa ou preto como cor principal. Se o seu cão sempre teve a barriga manchada, não é preciso se preocupar, desde que a pele e a pelagem pareçam saudáveis. Entretanto, se ele começar a desenvolver manchas escuras de repente, pode ser um sinal de problemas de saúde. Leve-o ao veterinário se ele começar a perder pelo ou se a pele ficar mais espessa, esburacada, encrostada ou irritada.

Raios solares

A exposição aos raios solares nos meses mais quentes pode gerar uma pigmentação escurecida nos cães - semelhante ao que ocorre com os humanos quando se bronzeiam. Por essa razão, a pele e o nariz do cão podem desenvolver manchas escuras no verão, que ficam claras quando o clima voltar a ficar frio. Esses tipos de alterações da pigmentação são normais, mas os donos devem cuidar da pele exposta com protetor solar para cães, a fim de evitar danos causados ​​pelo sol e eventuais tipos de câncer de pele.

Envelhecimento

Os donos podem notar manchas em cães mais velhos com níveis mais baixos de energia e com baixa produção das glândulas da tireoide -- uma doença chamada hipotireoidismo. O hipotireoidismo também pode causar a perda de pelo e o espessamento da pele. Se o seu cão idoso parecer menos enérgico e desenvolver manchas, o veterinário pode indicar um exame de sangue para confirmar se o animal tem essa doença e prescrever uma medicação hormonal como tratamento.

Alergias

As manchas escuras podem aparecer de repente na barriga do animal de estimação devido a uma alergia ou às repetidas mordidas e arranhões em um local que causa coceira. O cão pode ser alérgico às mordidas de pulgas ou carrapatos, plantas venenosas, materiais da caminha de cachorro ou algo que faça parte da dieta dele. O veterinário pode aplicar um teste de alergia no cão e receitar medicamentos e pomadas para fazer as coceiras ou manchas pararem de surgir.

Infecções bacterianas

Manchas escuras, arredondadas e com crostas em torno das bordas podem ser sinais de uma infecção bacteriana. Se você perceber esses sintomas, o veterinário pode prescrever um antibiótico para deter a infecção.