Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?

Escrito por jean rabe | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?
Quando os cães perdem pelos em tufos, pode ser sinal de uma doença grave (Old friend image by Pushpangadan from Fotolia.com)

À medida que os cães envelhecem, sua pele e pelagem mudam e, às vezes, isso resulta na perda de pelos. Perder um pouco de pelos é normal e de se esperar, mas a perda grave dos pelos pode ser sinal de um problema sério, como uma deficiência alimentar, uma infecção, estresse, alergias ou um desequilíbrio hormonal.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome de Cushing canina

Além da queda sazonal de pelos, alguns cães adquirem a síndrome de Cushing canina, que pode fazê-los perder grandes tufos de pelos. A doença ataca a glândula pituitária do cão mais velho. Os sintomas incluem um aumento no apetite e na sede, urinação frequente e perda de pelos em tufos. A perda de pelos começa em torno dos cotovelos, flancos e estômago. Os veterinários podem diagnosticar a síndrome de Cushing canina com um teste de urina e de sangue, e podem receitar um tratamento.

Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?
A síndrome de Cushing canina pode ser uma das culpadas pela perda de pelos (dog on beach image by john barber from Fotolia.com)

A pele e pelagem de um cão idoso

Os cães, como as pessoas, adquirem pelos grisalhos à medida em que ficam mais velhos. O pelo dos cães se torna mais frágil, quebra com mais facilidade e, portanto, pode cair mais. A circulação na pele não é tão boa quanto era durante a juventude do cão, o que pode contribuir para uma saúde capilar mais deficiente. Uma boa rotina de cuidados com a pele pode melhorar a circulação e reduzir a queda de pelos.

Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?
O pelo de um cão velho pode se tornar frágil e quebrar facilmente (dog face image by KateC from Fotolia.com)

Hipotireoidismo

Problemas com as glândulas da tireoide de um cão podem causar um aumento da perda de pelos. O hipotireoidismo é um problema comum em cães mais velhos e pode se manifestar na queda excessiva de pelos, em uma pelagem ressecada e na perda de pelos em tufos. Além disso, a condição pode deixar o cão mais suscetível a infecções e pode fazer com que ele ganhe peso. Remédios podem melhorar a função da tireoide e, como resultado, reduzir a perda de pelos.

Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?
As glândulas da tireoide de cães mais velhos podem desencadear a perda de pelos (dog image by Trav from Fotolia.com)

Pontos quentes

Todos os cães podem adquirir "pontos quentes", mas eles podem ficar mais predominantes à medida em que um cão envelhece. Um ponto quente é uma área calva da pele que perdeu os pelos. É causado às vezes por uma erupção cutânea ou uma alergia, mas é mais provável que o próprio cão tenha arrancado os pelos. Às vezes o ponto quente pode estar inflamado. Se o seu cão tiver uma área calva, limpe-a com peróxido de hidrogênio e aplique uma pomada antibiótica, que pode ser encontrada em pet shops ou por meio de um veterinário. Os pontos quentes podem crescer se não forem tratados, com o cão arrancando mais pelos ao morder a pele afetada.

Por que cães mais velhos perdem grandes tufos de pelo?
A queda de pelos pode estar relacionada a uma má nutrição (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Necessidades alimentares

À medida em que um cão envelhece, suas necessidades nutricionais mudam. Dar ao seu cão a mesma ração de quando ele era mais jovem pode contribuir para problemas de pele e fazê-lo perder mais pelos, incluindo em tufos. Rações especialmente adaptadas para cães idosos podem reforçar a saúde de um cão e assim melhorar a sua pelagem. Uma pelagem mais saudável tem menos probabilidade de cair em tufos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível