Pó de café como fertilizante de jardim

Escrito por roseann losito-raia | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pó de café como fertilizante de jardim
Tão bom no jardim quanto na xícara (coffee and coffee-beans image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

A borra de café é uma ótima maneira natural para fertilizar suas plantas e gramado. Esse material é ácido, e especialmente bom para fertilizar plantas que gostem dessa condição, como azaleias, rododendros, batatas e mirtilos. Eles também podem ser utilizados diretamente no gramado e nos solos alcalinos, à base de argila. Para as plantas que não gostam de solos ácidos, a borra deve ser misturada com um composto para ainda assim ser um fertilizante eficiente.

Outras pessoas estão lendo

Composição da borra de café

O que torna a borra de café tão útil para se fazer a correção do solo é a quantidade de nutrientes que contêm e como eles são absorvidos. Em um estudo feito com a utilização de borras, verificou-se que o pó tinha 2,28% de azoto, 0,06% de fósforo e 0,6% de potássio. Magnésio e cobre também foram encontrados. O pH foi ligeiramente ácido foi de 6,2 na escala de pH.

O nitrogênio encontrado na borra precisa ser quebrado por microrganismos do solo para que ele possa ser absorvido pelas plantas, o potássio, magnésio, cálcio e cobre são prontamente absorvidos. Ao longo do tempo, a borra de café tem sido usada essencialmente como um fertilizante de libertação lenta, com alguns dos nutrientes liberados imediatamente e alguns durante um período de tempo.

Adubação de plantas e arbustos

Para as plantas que preferem terra ácida, o pó de café usado pode ser misturado diretamente no solo entre 15 a 20 cm de profundidade. Com arbustos, ela pode ser colocada na base da planta. O café fresco pode também ser aplicado da mesma maneira. Para plantas que não gostem de terra ácida, misture a borra com compostos orgânicos antes da aplicação.

Fertilização de grama

A adubação da grama com borra de café consiste em mais do que simplesmente jogar o pó nela. Há várias maneiras de adubar o seu gramado. Você simplesmente pode jogá-lo pelo gramado, ou pode pegar um balde, fazer furos e espalhar de modo mais uniforme. De qualquer maneira, vai precisar de uma vassoura para espalhar o pó que não se espalhou bem ou esteja cobrindo manchas que precisem pegar sol. É preciso usar a quantidade de 8 kg de pó por metro quadrado de gramado. Este adubo pode ser usado a cada um ou dois meses.

Outros benefícios de se fertilizar com borra de café

Além de ser um ótimo fertilizante natural, o pó de café têm outros benefícios na jardinagem. Além de ser um repelente natural de lesmas, ele atrai minhocas, que são extremamente benéficas ao solo, e gostam de se alimentar dele.

O cheiro do pó de café dará um aroma ótimo ao jardim por uma ou duas semanas no máximo, diferente do dado pelo esterco.

Onde conseguir grandes quantidades de borra de café

Se você estiver pensando em fertilizar seu jardim com borra de café, precisará beber muito café em um curto período de tempo ou pegá-lo em cafeterias e restaurantes perto de sua casa. Algumas cafeterias oferecem os sacos gratuitamente como parte do programa de reciclagem da empresa. O pó é geralmente depositado durante o dia em grandes sacos brancos de lixo. Esses sacos são, então, esvaziados em uma grande lixeira no final do dia. Informe-se no comércio local, provavelmente eles ficarão contentes em dar destino à borra que iria ser jogada fora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível