Por que o café mancha seus dentes?

Escrito por noelle carver | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o café mancha seus dentes?
Tomar café diariamente pode fazer com que os dentes assumam uma cor marrom ou amarela (white turkish coffee cup image by millann from Fotolia.com)

Quem bebe café regularmente depende de uma xícara de café para começar o dia. Por mais que se desfrute destes goles, o café pode causar manchas em dentes normalmente brancos como pérolas. Diversos fatores induzem a manchas de café, enquanto a higiene — como escovar os dentes regularmente e mascar chiclete sem açúcar — limita danos maiores.

Outras pessoas estão lendo

Sal

Os cristais que formam os dentes são naturalmente brancos como o sal de cozinha. As manchas de café nos dentes ocorrem quando as cores escuras como chocolate aderem ao sal.

Por que o café mancha seus dentes?
Nossos dentes são feitos de cristais de sal, como o sal de cozinha (NaCl) (Salt image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)

Saliva

Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca, a cor de café deixada nos dentes produz uma desagradável mancha marrom ou amarela. De acordo com a American Dental Association (Associação Dentária Americana), a saliva é como um fluxo sanguíneo para a boca. Como o sangue para o corpo, a saliva na boca constrói e gerencia uma boca saudável, incluindo dentes e gengivas. A saliva naturalmente remove produtos residuais, enxaguando a boca e evitando invasões de micróbios que causam as manchas.

Desidratação

Como o café desidrata, quem o bebe frequentemente não produz saliva suficiente na boca para naturalmente enxaguar as partículas de café. Manter-se hidratado com água e enxaguar a boca depois de tomar café ajuda a evitar que a boca fique seca.

Ácido e esmalte

A mancha de café efetivamente afeta o esmalte dos dentes. O esmalte é a substância dura que cobre a parte exposta dos dentes, e ácidos presentes em alimentos e bebidas atacam a superfície esmaltada. Já que o café é uma bebida ácida, o ácido do café tinge a superfície do esmalte. O café é considerado, de acordo com a American Dental Association, "ruim" para os dentes. No entanto, manter níveis diários de flúor e ficar atento à coloração dos dentes evita que tenhamos que parar de ingerir bebidas "ruins".

Envelhecimento

De acordo com um artigo no site WebMD.com sobre branqueamento dos dentes, à medida que envelhecemos, a camada externa de esmalte dos dentes se desgasta. A camada sob o esmalte, chamada dentina, é mais amarela do que a superfície normal e perolada. Alguns consumidores regulares de café confundem a bebida com a causa de seus dentes amarelados, quando este é, na verdade, um processo de envelhecimento comum.

Por que o café mancha seus dentes?
Consumidores regulares de café às vezes se enganam ao achar que as manchas estão relacionadas ao café (woman drinking coffee studio isolated image by dinostock from Fotolia.com)

Higiene

A higiene ruim também pode causar dentes manchados de café. Todos deveriam escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia — de manhã e à noite — e, idealmente, no meio do dia também. Para impedir que apareçam mais manchas, considere escovar os dentes depois de tomar café. O flúor na pasta de dentes mineraliza o esmalte, fortalecendo-o e parando a aparição de manchas. Se isto for impossível, beba água para enxaguar a boca ou masque um chiclete para estimular a produção de saliva.

Por que o café mancha seus dentes?
Não escovar os dentes regularmente causa manchas pela falta de flúor (brush your teeth twice a day image by Keith Frith from Fotolia.com)

Soluções

Com a escovação diária, consumidores de café podem reduzir este feitiço amarelo. Além disso, mascar chicletes estimula a produção de saliva, que enxágua os dentes. Lavar a boca com água depois de tomar café ajuda a parar manchas em potencial, produzindo uma substância similar à saliva que enxágua os micróbios e partículas escuras dos dentes. Se você quiser experimentar um tratamento branqueador, consulte seu dentista. Alguns tratamentos, de acordo com o WebMD.com, podem deixar os dentes azulados ou danificá-los ainda mais.

Por que o café mancha seus dentes?
Com boa higiene, mesmo tomando café, os dentes podem continuar brancos (young beauty woman clean teeth thread image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível