Como fazer um caiaque com madeira compensada

Escrito por corey morris | Traduzido por israel jeffman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um caiaque com madeira compensada
Um caiaque de madeira compensada deve ser construído cuidadosamente, para evitar vazamentos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Caiaques podem ser adquiridos em muitas lojas, mas é possível construí-los você mesmo, utilizando madeira compensada. A maneira mais simples de construir um caiaque é com um kit que vem acompanhado de instruções e planos detalhados. Esses kits estão disponíveis em fornecedores especializados em recreação aquática e podem ser encontrados na internet. A maioria dos kits inclui itens menores, necessários para fazer o caiaque corretamente. Tudo o que você precisará é de madeira e alguns toques decorativos.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de caiaque
  • Serra de mão

Lista completaMinimizar

Instruções

    Primeiros passos

  1. 1

    Obtenha um kit de caiaque e remova todas as partes inclusas. Certifique-se de que haja pelo menos duas hastes no kit, que deve incluir também o número correto de peças de costela, que determinarão o comprimento do caiaque.

  2. 2

    Use uma serra para cortar o lado e a parte inferior dos painéis do caiaque. Siga os padrões fornecidos no kit. Duas chapas de madeira compensada devem ser suficientes para construir um caiaque de 4,5 m. Use um encaixe para conectar os dois conjuntos de painéis laterais. Enrole a conexão em fita de fibra de vidro e deixe secar por pelo menos 24 horas.

  3. 3

    Corte cada madeira compensada em um ângulo de 45º de cima para baixo, garantindo que os lados do caiaque fiquem iguais. Posicione uma haste nas extremidades de uma placa lateral usando cola de madeira e deixe secar por uma hora. Use uma furadeira com parafusos a cada 10 cm para obter uma fixação mais segura. Conecte uma extremidade da placa lateral às hastes com cola e parafusos para madeira. Deixe a cola secar por mais uma hora. Anexe a extremidade restante da placa lateral a uma das hastes com cola para madeira e parafusos para madeira de 2,5 cm.

  4. 4

    Insira as costelas do caiaque seguindo as instruções do kit. Use parafusos para madeira juntamente com a cola, como no passo 3, para prender bem as conexões. Deixe a cola secar por uma hora e prenda as costelas na posição das braçadeiras C. Ligue as costelas à placa lateral com os parafusos para madeira.

  5. 5

    Insira os trilhos laterais para proteger os lados do caiaque de danos. Utilize madeira compensada de 4,8 m de comprimento e corte faixas de 3,2 cm de largura. Use pregos para anexar os trilhos laterais às laterais superiores do caiaque. Posicione um prego a cada 10 cm, para uma fixação segura.

  6. 6

    Prenda a parte inferior do caiaque ao restante do barco. Vire os trilhos laterais de cabeça para baixo e sobre os cavaletes. Deixe a parte inferior abaixo dos trilhos laterais. Trace a marcação inclusa no kit na placa inferior e corte ao longo da linha. Depois de cortada, anexe a parte inferior utilizando parafusos de 2,5 cm. Lixe os excessos de madeira com uma lima para madeira até que o inferior esteja nivelado com as laterais.

  7. 7

    Cubra o caiaque com o molde de fibra de vidro. Misture um lote de sílica com resina de vinil para criar uma pasta. A melhor maneira de misturar é usando um balde de 20 L. Utilize um bastão para misturar a tinta e para mexer a mistura e espalhar a pasta sobre o caiaque. Passe uma camada extra onde houver conexão entre as madeiras. Deixe a pasta maturando sobre o caiaque por 12 horas.

  8. 8

    Passe uma camada de tinta ou verniz sobre o caiaque. Garanta que a tinta que escolhida para o exterior seja à prova de água. A fibra de vidro pode deteriorar, se deixada desprotegida na luz do sol ou na água ao longo do tempo.

Dicas & Advertências

  • Sempre use óculos e luvas de segurança quando cortar e furar a madeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível