×
Loading ...

Como fazer um caiaque de tira de cedro

Um caiaque de tira cedro tem um exterior composto de fibra de vidro e um núcleo de cedro. A combinação de madeira e fibra de vidro produz um caiaque maciço e leve, que se compara favoravelmente com caiaques de fibra de vidro comerciais e Kevlar, mantendo a beleza de um caiaque de madeira. Os kits de tiras de cedro incluem todos os materiais necessários para concluir um caiaque; construir o próprio caiaque de tira de cedro de um kit pode levar entre 80 e 150 horas.

Instruções

Um caiaque de tira cedro tem um exterior composto de fibra de vidro e um núcleo de cedro (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Monte o perfil do kit, que fornece uma estrutura de construção direta para montar o caiaque.

    Loading...
  2. Anexe estações do caiaque de cedro, que representam sua forma da seção transversal, ao perfil em intervalos de 30 cm. Alinhe todas as estações com a linha central do perfil.

  3. Grampeie as tiras de cedros nas estações. A primeira tira segue a linha de prumo (a linha onde a plataforma se junta ao casco), e cada tira adicional cola-se à tira de baixo. Na parte inferior, corte-as para caber no lugar com um serrote.

  4. Alise o casco com uma lixa de grão 80. O casco estará liso quando a superfície estiver lisa e as curvas fluírem suavemente ao longo dele.

  5. Passe as fibras de vidro no barco. Coloque as fibras de vidro que acompanham o kit sobre o casco. Em seguida, misture um lote de epóxi, seguindo as instruções da embalagem. Despeje-o sobre a fibra de vidro e estenda-o usando um rolo de espuma, até que ele preencha completamente o vidro e deixe-o claro. Quando ele começa a definir-se, geralmente após 30 minutos, retire com o rodo o excesso de epóxi do pano de fibra de vidro.

  6. Lixe, ajuste e passe a fibra de vidro no convés do caiaque de cedro. Siga os mesmos procedimentos feitos para o casco.

  7. Lixe o interior, tanto do casco quanto do convés, usando uma garrafa de água envolvida com uma lixa de grão 80, que torna o lixamento da superfície côncava fácil.

  8. Passe as fibras de vidro dentro do caiaque.

  9. Junte o convés ao casco com fita de fibra de vidro. Para o interior, enrole a fita para a costurá-la a partir do cockpit, trabalhando para as extremidades do barco.

  10. Instale escotilhas do kit e a escotilha do convés do caiaque. Vá devagar para evitar cometer erros nos recortes da escotilha.

  11. Pinte o caiaque com verniz marinho. Prepare a superfície para o verniz, lixando com uma lixa de grão 80, e trabalhe de seu modo para o papel de grão 220. Envernize usando três camadas para proteger contra os danos UV; envernize com seis camadas para fazer caiaque brilhar.

  12. Equipe o caiaque. Uma armação típica inclui um banco, chaves de pé, linha de convés, fecho, um braçola de escotilha e anteparas.

Loading...

Aviso

  • O epóxi é prejudicial à saúde; quando estiver passando fibras de vidro, proteja a sua pele e utilize um respirador.

O que você precisa

  • Kit de caiaque de tira de cedro
  • Grampeador
  • Cola
  • Serrote
  • Lixa
  • Fibra de vidro
  • Epóxi
  • Rolo de espuma
  • Rodo
  • Fita de fibra de vidro
  • Verniz marinho

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...