Pode cair água no óleo pela junta queimada do coletor?

Escrito por chris stevenson | Traduzido por luana ribeiro
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Pode cair água no óleo pela junta queimada do coletor?
Juntas queimadas podem tambem causar fuga de vácuo, derramando a mistura de ar e combustível (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

O coletor de admissão do automóvel funciona como passagem que encaminha o combustível até os cilindros para a combustão. O coletor necessita de uma junta para selá-lo com a cabeça do cilindro. Em motores do tipo V, que são parafusados e selados diretamente com a cabeça, a junta de fibra ou de fibra de metal faz um vácuo e veda bem os fluidos. Esses tipos de motores têm passagem de água, passando pela frente e pela parte traseira do coletor de admissão, com circulação do líquido de arrefecimento. Em certos casos, a água pode entrar no cárter, por causa da junta queimada do coletor.

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Localização e design do coletor de admissão

Nos motores do tipo V, coletores de admissão são feitos de alumínio fundido, ferro ou, às vezes, de plástico. Eles se encontram diretamente no motor entre as cabeças. Os coletores tem duas superfícies de contato inclinadas, uma para cada grupo de cabeças. Parafusos grandes devem ser apertados de acordo com as especificações de torque para conectar e selar o coletor na cabeça do cilindro. A junta do coletor tem passagem traseira e frontal de água, juntando o coletor com a cabeça para permitir que o arrefecimento passe e resfrie a cabeça de cilindro, além de possuir grandes buracos dos parafusos e aberturas de combustível.

Sintomas da água no óleo de uma junta do coletor queimada

Uma junta do coletor queimada pode ser percebida a partir condição do óleo do motor quando examinado com uma vareta. Se o veículo tem um vazamento de óleo, ele também vai aparecer com alterações na cor e textura. Óleo contaminado com água é marrom claro com uma textura espumosa ou cremosa, como de um milkshake. A textura espumosa se dá pela agitação do ar no óleo. O óleo não irá, necessariamente, entrar no sistema de arrefecimento quando a junta do coletor estiver queimada.

Razões da falha da junta

Juntas do coletor de admissão são projetadas para se "esmagarem" com o torque aplicado nelas entre a cabeça e o coletor, formando um selo. As variações de temperatura durante o constante aquecimento e resfriamento do motor podem deformar a superfície de contato e permitir um vazamento da junta. Com o tempo, podem surgir eventuais danos no material da junta, causando uma fenda ou rachadura. Um grande superaquecimento do motor pode deformar o coletor ou a cabeça, causando vazamento e também a queima do material da junta. Corrosão e ferrugem na passagem de água podem enfraquecer e desintegrar seu material.

Localização da falha da junta

Motores com um coletor de peça única selada na cabeça sem uma cobertura na cavidade de elevação vazam na borda da junta próximo da passagem do líquido de arrefecimento. O arrefecimento passará pelo selo da junta, vazará na cavidade de elevação, cairá no cárter e será coletado lá. Alguns modelos de veículos não tem essa passagem, ou tem a cavidade de elevação selada por uma camada separada.

Consequências da falha da junta

Quando a junta do coletor quebra e permite que o líquido de arrefecimento se misture com o óleo do motor, o óleo se dilui e perde sua viscosidade. Dependendo da gravidade do vazamento, o motor pode trabalhar quente. O nível do radiador, ou reservatório do arrefecimento, vai cair consideravelmente. O óleo contaminado pela água vai aumentar a temperatura do motor pela maior fricção. Bielas, mancais do virabrequim, rolamentos da árvore de cames, válvulas e eixos, válvula de pneu e outros principais componentes metálicos, vão começar a falhar. O óleo contaminado com água leva a uma eventual irritação e quebra dos principais componentes do motor.

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