Caixa de sapatos: atividades para bebês e crianças em idade pré-escolar

Escrito por joe ashton | Traduzido por marcia lima
Caixa de sapatos: atividades para bebês e crianças em idade pré-escolar
Artesanatos com caixas de sapato encorajam crianças em idade pré-escolar a tornarem-se mais criativas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Ao invés de jogar as caixas de sapato fora, use-as para projetos da pré-esola em temas como: sistema de correspondência, vida marinha, animais de zoológico ou datas comemorativas. Transformar caixas de sapato em um artesanato é uma experiência econômica e educational. Atividades manuais reforçam conceitos de aprendizado como memorização de cores, formatos, números e classificações.

Caixa de correspondência

A idade pré-escolar é uma época importante para aprender sobre segurança pessoal, no caso de a criança perder-se dos pais ou do cuidador. Cada criança nesta idade deve aprender seu nome completo, endereço e telefone, por exemplo.

Decorações simples, como macarrão cru, retalhos de papel ou fitas coloridas podem ser usadas para decorar esta caixa.

Fale sobre a importância do carteiro. Pergunte aos alunos por quê é importante saber seu próprio endereço. Discuta a segurança pessoal e quem deve, ou não saber, seus endereços. Questione se algum estudante sabe seu endereço e peça para que escreva-o em um envelope para colocar na caixa. Revise estas perguntas até que eles tenham a informação memorizada.

Aquário

Nesta atividade, as crianças aprenderão sobre os diferentes tipos de vida marinha. Transformar a caixa de sapatos em um aquário permite que os estudantes demonstrem a diferença entre as diferentes criaturas do mar. Use areai ou papel alumínio para marcar o lado inferior da caixa e pinte o interior da caixa com azul. Deixe que os alunos insiram peixes de brinquedo e conchas e, depois, cubra o topo com papel celofane azul, ou plástico transparente. Isto dará a impressão de que os animais estão vivendo dentro do aquário.

Animais do zoológico

Sempre que as crianças visitam novos ambientes, é importante reforçar o que foi aprendido, na sala de aula. Após a viagem ao zoológico, faça uma caixa para algum dos animais visitados. Deixe que os alunos inclinem a caixa para o lado mais longo. Desta forma, a abertura estará de frente para eles e eles podem enxergar o fundo da caixa. Os alunos podem usar desenhos ou imagens cortadas de revistas, de animais vistos no zoológico, e colocá-los em seu "habitat natural". Discutam o que o animal come e onde ele vive.

Datas comemorativas

Artesanatos de datas comemorativas são uma atividade divertida para as crianças em fase pré-escolar, já que eles ficam animados com a chegada do feriado. Para o Dia dos Namorados, as crianças podem decorar a caixa de sapatos para outro colega de aula. No inverno, ou no Natal, convide os estudantes a criarem maquetes de neve, com árvores, animais da floresta e bonecos de neve cortados de revistas. Ao criar o presente para o Dia das Mães, ou dos pais, as crianças podem decorar a caixa que servirá de embalagem para o presente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível