on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer caixas de madeira para colméias de abelhas

Atualizado em 21 março, 2017

Apicultura é uma prática antiga na qual mantém colônias de abelhas em caixas especialmente criadas para que elas vivam e produzam favos de mel. Pioneiros nas Smoky Mountains inicialmente utilizavam pedaços de tronco oco como caixas de colmeias. No entanto, você pode usar materiais mais modernos para preparar a sua colônia de abelhas. A partir do momento em que elas começarem a morar lá você poderá coletar o mel, seja para venda ou para seu próprio prazer.

Instruções

Construir uma colmeia é o primeiro passo para ter sua própria colônia de abelhas em casa (2 bees image by KopRio from Fotolia.com)
  1. Enquadre uma placa de fundo para sua colmeia usando cola de madeira ou contato. Corte a placa de madeira compensada (aproximadamente 2cm de espessura) para o fundo. O quadro deve ser de 55cm por 40cm de dimensão, com uma espessura de 5cm. Use a serra copo para cortar um buraco de 10cm através dos dois lados mais compridos da moldura e um lado mais curto.

    Loading...
  2. Construa o corpo da colmeia bem profundo na madeira compensada. Ele deve ter 48cm de comprimento, 40cm de largura e 24 cm de altura. Use cola de madeira ou de contato para colar as partes juntas, em vez de fazer entalhes cuidadosos ao longo de toda a borda para o encaixe. Aplique uma fita de 5cm nos lados menores da armação para usar como alças.

  3. Construa o módulo Dadant de colta de mel. Este quadro deve medir 50cm de comprimento, 40cm de largura e 15cm de altura. Use qualquer uma das colas juntar as peças. Da mesma forma que foi feito com o corpo da colmeia, também use uma tira de 5cm de madeira para a construção de alças em ambos os lados mais curtos da armação.

  4. Cole a parte superficial. Este quadro mede 50cm de comprimento, 40cm de largura e 12cm de altura. Cole uma alça dos dois lados mais curtos da moldura.

  5. Construa a tampa interna. Este quadro deve medir 50cm de comprimento, 40cm de largura e 2cm de altura. Cole um pedaço de compensado de aproximadamente 2cm de espessura à tampa interior também. Use uma furadeira para fazer um furo de 8cm no topo.

  6. Construa a cobertura exterior. A capa exterior é constituída por dois quadros que serão colocadas de forma sobreposta. A estrutura interna deve medir 50cm de comprimento, 40,5cm de largura e 3,8cm de altura. O quadro externo deve medir 53cm de comprimento, 46cm de largura e 5,5cm de altura. Cubra a parte superior da moldura exterior com o compensado de 2cm de espessura, bem como uma folha de alumínio.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Furadeira
  • Cola de madeira
  • Cola de contato
  • Serra tico-tico
  • Serra de fita
  • Serra circular
  • Serra copo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...