×
Loading ...

Como calafetar janelas externas antes de pintar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Manter uma casa bem pintada é uma parte essencial da manutenção. Janelas e portas apresentam um desafio com seus detalhes arquitetônicos. Manter janelas bem calafetadas não só preserva sua beleza e utilidade, mas também contribui para a economia de energia e torna a pintura mais fácil. Conhecer o modo certo de calafetar a janela antes de pintá-la economiza tempo, material e esforço. Manha alguns conceitos em mente.

Instruções

A pintura da janela pode ser simples se souber como fazê-la (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Preparando a janela

  1. Remova qualquer tinta solta e calafetagem antiga da moldura da janela usando uma espátula. Preste atenção à borda externa entre a cobertura ou os tijolos e a borda, também conhecida como esquadria.

    Loading...
  2. Lave a janela e a moldura usando uma solução de detergente ou vinagre e água morna para dar à calafetagem uma boa superfície de adesão. Espere a janela secar antes de proceder para obter melhores resultados. Cheque o funcionamento da janela e faça os reparos e ajustes necessários antes de calafetar.

  3. Escolha a calafetagem correta para o trabalho. Se a janela for ser pintada, use calafetagem para pintura. Para madeira envernizada, vinil, aço ou alumínio, escolha um silicone para ambientes externos da cor mais próxima à da janela.

  4. Use uma pistola de peso médio. Isso economiza dinheiro e provê uma ferramenta de qualidade que pode ser usada mais vezes. A pistola leve, mais barata, é geralmente mais problemática do que valiosa, especialmente para novatos.

    Calafetando a janela

  1. Corte o tubo de calafetagem com o cortador da pistola -- próximo ao gatilho -- em ângulo, para dar um lado de abertura para o espaço aberto. Abra o tubo perfurando a prova, normalmente abaixo do tambor, pelo bocal e pelo tubo. Aperte o gatilho até que a calafetagem apareça no bocal.

  2. Use corda de calafetar para preencher qualquer espaço entre a parede e a janela. Essas áreas podem precisar de camadas extras de calafetagem para uma cobertura total. Corte a corda no comprimento certo e pressione-a no espaço.

  3. Aplique a calafetagem em movimentos lentos e homogêneos. Coloque o bocal no espaço e passe a ponta da pistola, apertando levemente o gatilho. Deixe calafetagem suficiente para preencher o espaço e um pouco de excesso. Trabalhe a calafetagem em movimentos suaves com o dedo molhado. Use um pano molhado para remover os excessos da superfície ao redor do espaço.

  4. Calafete qualquer rachadura ou espaço vazio nos cantos da janela usando uma pistola de látex de silicone. Elas podem ser encontradas em diversas cores. Escolha uma cor próxima à da pintura para evitar pintar o vidro. Remova qualquer material solto, poeira e detritos. Aplique uma fina camada de verniz, suave com seus dedos, e remova o excesso com um pano úmido.

Loading...

Dicas

  • Use calafetagem de pintor para cobrir rachaduras, respingos e junções de janelas de madeira que tenham se aberto durante a aclimatação.

Aviso

  • Não use espuma expansora para selar a janela. Ela pode expandir demais, fazendo a janela não funcionar direito e até quebrar.

O que você precisa

  • Espátula
  • Detergente ou vinagre
  • Calafetagem
  • Pistola de calafetar

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...