×
Loading ...

Como fazer uma calçada de tijolos

Depois de projetar e implementar um jardim de flores ou uma horta no quintal, um os elementos mais funcionais e atrativos para acrescentar é a calçada de tijolos. Uma calçada de tijolos evita que as pessoas pisem no jardim e faz um caminho limpo através dele. As calçadas de tijolos podem ser feitas em um dia ou dois, por alguém que não tenha muito conhecimento em construção.

Instruções

Uma calçada de tijolos pode acrescentar cor e um visual arrumado ao jardim (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Preparação

  1. Tire a grama do caminho antes de começar a cavar. Use as estacas para marcar o contorno do caminho através do jardim.

    Loading...
  2. Cave uma trincheira de 15 a 17 cm ao longo do caminho desenhado. Faça as laterais o mais verticais possível, usando a borda da pá e o nível na base para aplainar a superfície, usando o compactador manual.

  3. Coloque a borda de plástico ao longo dos lados verticais do caminho. A borda tem cerca de 10 cm de altura, o que significa que o topo deve estar rente com as bordas do caminho. Compre bordas em uma loja de materiais ou jardinagem. Para conectar cada peça da borda, corte uma seção de 15 cm na parte do topo, insira um dos tubos que vem junto com a borda e insira nas duas seções que você vai conectar. Use um compactador manual para fixar a borda bem apertada contra as paredes da trincheira.

  4. Encha a trincheira com cascalho ou areia bruta até cerca de 7 cm abaixo do nível do chão. Use o compactador para compactar a areia e nivelar todo o caminho. Se estiver usando cascalho, pressione-o em uma superfície nivelada com a pá ou suas mãos.

    Colocando os tijolos

  1. Acrescente os tijolos um a um, encaixando-os para criar um padrão conectado, que segure cada peça em seu lugar. Use um malhete de borracha para pressionar o tijolo na areia ou cascalho, fixando-o no lugar.

  2. Coloque os tijolos. Trabalhe ao longo do caminho, ajustando os espaços entre cada tijolo conforme avança, certificando-se de que o caminho está nivelado. Use um cinzel para ajustar os tijolos e o malhete para pressioná-los em um caminho uniforme.

  3. Coloque areia bruta nas fendas entre os tijolos até estarem completamente preenchidas. Depois, com a vassoura, varra a superfície. Guarde um pouco de areia e aplique novamente depois da primeira chuva.

Loading...

O que você precisa

  • Tijolos
  • Areia
  • Compactador manual
  • Vassoura grande
  • Estaca
  • Borda de plástico para paisagismo
  • Malhete de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...