×
Loading ...

Como fazer uma calçada usando tijolos ou blocos

Acrescentar uma calçada a sua casa dá aos convidados uma ótima primeira impressão. Tijolos ou blocos de pavimento garantem uma superfície impressionante, texturizada, e os dois são fáceis de instalar. Você pode fazer a calçada sozinho em um fim de semana, com algumas ferramentas básicas. Crie seu próprio padrão ou escolha um design clássico que irá acentuar o estilo da casa e da paisagem.

Instruções

Tijolos vermelhos dão um contraste colorido a uma entrada com vegetação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Esboce um plano de design da calçada. Decida onde a calçada irá começar e terminar, e identifique o caminho desejado. Leve os convidados pelo jardim ou de a eles uma rota direta ao pátio ou área da piscina. Faça as bordas retas, não curvas, para evitar ter que quebrar tijolos ou blocos. Com a calçada desenhada, escolha ou crie um padrão para a superfície. Entrelaçado ou zigue-zague são padrões tradicionais.

    Loading...
  2. Contorne a borda com duas cordas ou tinta para paisagem. Espace os dois lados em 135 cm para uma calçada primária, ou 75 a 90 cm para uma calçada secundária.

  3. Cave a área escolhida para a calçada com uma pá. Remova o solo até que fique 20 cm abaixo da superfície. Compacte o leito do solo com um compactador de mão.

  4. Preencha a calçada com duas camadas de 10 cm de brita triturada. Compacte as rochas depois de colocar a primeira camada, depois compacte a superfície da segunda camada até que fique rígida. As rochas compactadas irão apoiar os blocos pesados e evitar que tijolos e blocos afundem, além de melhorar a drenagem da área.

  5. Coloque uma borda de metal ou madeira nas laterais das paredes internas, para evitar que o material de pavimentação revolva.

  6. Coloque 2 cm de areia peneirada sobre as britas, de forma que o topo da base fique nivelado.

  7. Coloque os tijolos ou blocos uns contra os outros na areia, começando por uma ponta e seguindo metodicamente pelo comprimento da calçada. Coloque tábuas de 150 cm de madeira através da calçada depois de colocar cada seção, e ande através dela para encaixar os materiais na areia e nivelar a superfície.

  8. Coloque areia de alvenaria sobre a calçada e varra-a sobre os intervalos usando uma vassoura. Continue preenchendo as juntas entre os materiais para calcá-los e fixá-los no lugar.

Loading...

Dicas

  • Blocos de pavimentação vêm em tamanhos que variam, desde 15 por 22 cm até 30 por 45 cm e maiores. Blocos maiores são pesados, então tenha cuidados ao levantá-los acima do joelho.

O que você precisa

  • 2 cordas ou tinta para paisagem
  • Compactador de mão
  • Brita quebrada de 2 cm
  • Espaçadores
  • Areia peneirada
  • Tábua de madeira de 1,50 m
  • Areia de alvenaria
  • Vassoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...