Mais
×

Calçadas de asfalto vs calçadas de concreto

O asfalto e o concreto são as escolhas mais comuns para pavimentação de calçadas. O melhor produto de pavimentação é uma função do orçamento, prazo e durabilidade desejada.

A maioria das calçadas são feitas de asfalto ou concreto (NA/Photos.com/Getty Images)

Descrição

O asfalto é o mesmo material usado para pavimentar a maioria das estradas e é composto principalmente de aproximadamente 95% de agregados (pedra e areia) e 5% de petróleo bruto (alcatrão). O concreto é uma mistura de pedaços de concreto (clínquer), óxido de cálcio, óxido de silício, óxido de alumínio e óxido de magnésio.

Custo

Concreto é quase sempre mais caro do que o asfalto para ser usado e também custará mais para ser mantido, principalmente em ambientes frios, onde o concreto está propenso a rachaduras.

Flexibilidade

Embora pareça ser sólido, o asfalto (como o vidro) é, na verdade, classificado como um semi-sólido (o que significa que ele nunca realmente endurece). Essa qualidade faz com que ele seja muito mais flexível do que o concreto, razão pela qual o asfalto tende a resistir a rachaduras sob variações extremas de temperatura.

Manutenção

As calçadas de concreto devem ser reparadas com epóxi ou argamassa, o que as torna mais caras de serem mantidas do que as de asfalto. As rachaduras de asfalto podem, muitas vezes, ser consertadas através do simples aquecimento e refusão do material com um maçarico.

Suavidade

O principal benefício de concreto é a sua suavidade inerente. O asfalto pode ser feito de maneira bastante suave, mas a textura da agregação de sub-superfície do material acabará conforme o asfalto se esquenta e se move.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article