Como fazer calças de crochê

Escrito por sue stepp | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer calças de crochê
Faça calças de crochê que o manterão aquecido no inverno (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Muitos tipos de roupas, como suéteres, ponchos, saias e calças, podem ser feitos de crochê. Fazer um par de calças de crochê é simples, mas leva tempo. Essas calças podem servir em alguém com 86 cm a 91 cm de cintura, porém aumentar ou diminuir o tamanho é fácil. Qualquer um é capaz de completar alguns pares de calças, para presentes, para vendas on-line ou para feiras de artesanato.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Agulhas de crochê tamanho 6 mm ou 6,5 mm
  • Fios de médio porte
  • Tesoura
  • Alfinetes de marcação
  • Agulha de costura

Lista completaMinimizar

Instruções

    Pontos básicos

  1. 1

    Puxe o fio do novelo envolvendo-o em torno da agulha de crochê. Apanhe-o com o gancho da agulha voltado para o novelo de fios, enlaçando-o na agulha.

  2. 2

    Faça o ponto malha deixando o fio de frente para o novelo com a agulha de crochê. Puxe-o em forma de gancho fazendo um laço na agulha de crochê.

  3. 3

    Faça um ponto triplo envolvendo o fio ao redor do gancho da agulha e, em seguida, deslize a agulha até o ponto desejado. Repita essa etapa duas vezes e, após este procedimento, dê duas voltas no fio ao redor do gancho. Puxe-o através dos laços duas vezes, antes de puxá-lo pelas laçadas restantes na agulha de crochê.

  4. 4

    Forme um ponto de costura deslizando a agulha até o local em que se pretende deixá-lo fixo e finalizado. Pegue o fio pelo lado que fica voltado para o novelo, puxando-o com a agulha de crochê e fazendo um laço ao redor dela.

    Molde das pernas

  1. 1

    Pegue o fio e faça 36 pontos de malha. Meça o comprimento da linha, adicionando ou removendo pontos, até que fique com, aproximadamente, 22 cm.

  2. 2

    Faça mais dois pontos e, em seguida, um ponto malha triplo bem próximo à ponta da agulha de crochê. O ponto malha triplo deverá ser feito a cada nova carreira, repetindo este padrão nas próximas nove carreiras da calça.

  3. 3

    Forme a virilha da calça, fazendo oito pontos malha, colocando um ponto malha triplo a cada ponto simples. Quando você chegar aos pontos da última carreira, continue fazendo pontos triplos ao redor da peça.

  4. 4

    Faça dois pontos malhas, colocando um ponto triplo em cada abertura na linha de baixo. Siga esse padrão até que a perna meça por volta de 68 cm da virilha. Corte o fio, deixando-o com 10 cm de distância a partir do último ponto, pelo lado voltado para o novelo de linha. Puxe o fio até o último ponto e costure as extremidades, completando o processo de construção de uma peça do molde da perna de crochê.

  5. 5

    Crie três moldes de pernas idênticos. Depois de ter todas as peças prontas, comece a montar as calças.

    Montando as calças

  1. 1

    Coloque a peça direita das pernas (a parte em que a virilha foi feita pelo lado direito) em uma superfície plana, com a parte de cima da calça de frente para você. Em seguida, coloque a peça esquerda da calça ao lado, da mesma maneira que foi feito com a direita. Fixe ambos os lados.

  2. 2

    Pegue a agulha de costura e coloque um fio de 1,20 m, dando um nó no final. Comece a costurar deslizando a agulha através das partes inferiores das pernas. Siga puxando a agulha e o fio por todo lado esquerdo da perna. Quando chegar ao topo da peça, empurre a agulha através da borda do lado esquerdo e, em seguida, enrole o fio ao redor da peça duas vezes. Retire o fio da agulha enrolando-o, de modo que isso forme um nó apertado. Corte o fio da agulha e faça o acabamento nas extremidades das calças.

  3. 3

    Costure o lado direito da perna a partir do fundo em direção à virilha, deixando a parte da frente livre para a abertura da calça.

  4. 4

    Coloque o restante das peças da perna sobre uma superfície plana, marcando com um alfinete, assim como nos processos anteriores.

  5. 5

    Coloque as duas peças de pernas costuradas sobre uma superfície plana de frente para você. A virilha de cada perna deve ficar uma de frente para a outra. Alfinete as duas peças, de modo que elas fiquem juntas. Costure a área da cintura na frente até a região da virilha, chegando ao topo da cintura na parte de trás.

  6. 6

    Faça um cordão elástico e decorativo de ponto simples, que será usado ao redor da cintura, para o fechamento da calça. Comece o cordão pelo centro, indo em direção aos lados e, por fim, retornando para a frente. Experimente as calças na pessoa que a usará, ajustando o cordão de modo que ele fique confortável. Amarre qualquer tipo de nó que exista no cordão, para que ele permaneça firme no lugar. Coloque uma pérola nas pontas do cordão, dando um nó nas extremidades.

Dicas & Advertências

  • Para aumentar ou diminuir o tamanho das calças, faça alterações na cintura. Se a cintura da pessoa for de 76 cm, adicione 10 cm na peça e divida por quatro. Faça a primeira carreira com o ponto malha, atingindo 20 cm de comprimento. Se uma pessoa tiver uma cintura de 1,05 m, adicione 10 cm e, em seguida, divida por quatro. Faça a primeira carreira também com o ponto malha, atingindo 28 cm de comprimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível