Calcificação de solos

Escrito por samantha belyeu | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Calcificação de solos
O cálcio ocorre naturalmente na maioria dos solos ao redor do mundo (NA/AbleStock.com/Getty Images)

O cálcio ocorre naturalmente na maioria dos solos ao redor do mundo. Entretanto, em pradarias e desertos de clima temperado, os solos são formados à partir de calcificação, o processo que deixa uma grande camada de cálcio abaixo da superfície do solo. Em áreas onde a agricultura e fazendas levaram à má administração da terra, a calcificação não intencional pode causar problemas à longo prazo.

Outras pessoas estão lendo

Processo

O cálcio de camadas profundas do solo é puxado para cima pelas perfurantes profundas. Conforme as plantas perdem suas folhas, o cálcio presente nelas é novamente quebrado e lixiviado através do solo, durante tempestades. O cálcio não é filtrado tão bem por solos compactos, quanto por solos com boa drenagem, como aqueles ricos em matéria orgânica. Então, quando camadas inferiores compactas ou congeladas ficam embaixo de solos mais leves, uma camada de cálcio se acumula. Esse processo é conhecido como calcificação.

Problemas

Na agricultura, a calcificação pode ocorrer em níveis de solo muito rasos para as raízes da planta alcançarem. Como a maioria das práticas em agricultura são monoculturas (a mesma planta em um campo inteiro), a plantação inteira pode mostrar sinais de deficiência de cálcio, apesar do cálcio estar amplamente disponível no solo. Caso depósitos de cálcio suficientes se mantenham no mesmo nível por longos períodos de tempo, irá se formar o caliche, uma camada de subsolo rígido. Essa camada de solo impedirá que a água penetre no mesmo, e manterá raízes mais profundas de outras plantas, longe dos nutrientes do solo.

Calcificação humana

Os humanos contribuem para a calcificação através da constante irrigação por inundação, sobrepastoreio de campos (colocar muitos animais em um campo muito pequeno), ou através do uso de maquinaria pesada. Por exemplo, quando um fazendeiro inunda seu campo, o cálcio da superfície escoa para baixo. Devido à enorme quantidade de água na superfície, muitos nutrientes são arrastados para baixo. Eles atingem uma camada levemente menos permeável e o cálcio é deixado para trás, enquanto a água continua a tentar se mover mais para baixo. Mais tarde, o fazendeiro usa maquinaria pesada para nivelar seu campo. Isso cria ainda mais compactação profundamente no solo, e deixa apenas a superfície frouxa, para que as plantas cresçam. Alguns anos disso e o caliche se forma.

Considerações

Não usar métodos de nivelamento e a diversificação de culturas (usar diversos tipos de culturas, com diversas profundidades de raízes diferentes), pode reverter alguns dos piores problemas da calcificação. Como plantas com raízes mais profundas ou perfurantes quebram a camada rígida de subsolo, a água segue as raízes para as profundezas do solo, em uma taxa mais constante. O cálcio retorna para a superfície quando é absorvido pela planta e depositado durante a queda das folhas. Como o cálcio está disponível para plantas de raízes mais curtas, fazendeiros e jardineiros não precisam aplicar mais cálcio. Contanto que o fazendeiro ou jardineiro não use maquinaria pesada nesta área, eventualmente o caliche será quebrado e o cálcio será redistribuído igualitariamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível