Alimentação

Calculando a quantidade de comida para grupos grandes

Escrito por susan macdowell | Traduzido por vanessa arnaud
Calculando a quantidade de comida para grupos grandes

Cozinhar para grupos grandes requer um pouco de planejamento

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Apesar de sermos confiantes quanto à quantidade de comida que devemos preparar para uma família de quatro pessoa, cozinhar pode ser um pouco mais complicado quando se trata de uma refeição para um grupo grande. Quando se trata de um bufê, por exemplo, é necessário disponibilizar mais comida do que em um jantar em que os pratos são servidos à mesa, pois os convidados tendem a se servir de porções maiores e em grande variedade. Quando estiver em dúvida, planeje bem para não haver desperdícios. Após ter definido o cardápio, calcule a quantidade de aperitivos, pratos principais e acompanhamentos. O total deve ficar em torno de 500 gramas de comida por pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Aperitivos

Se for servir petiscos antes da refeição, pense em preparar o suficiente para que cada convidado possa consumir seis pequenas porções. Se o único alimento servido forem os aperitivos, como em uma festa com coquetel, pense em 10 a 12 porções por pessoa.

Pratos principais

Se houver apenas um prato principal, considere que cada convidado deve consumir cerca de 180 g. Se houver mais de uma opção, ofereça 240 g por pessoa. Quando o prato principal incluir carnes com ossos, aumente a quantidade para compensar o peso do osso. Uma travessa de 22 cm por 30 cm de um ensopado deve conter de 10 a 12 porções.

Acompanhamentos

Ofereça pelo menos três acompanhamentos, incluindo pratos bem temperados e agridoces. Varie nas texturas e cores. Pense em uma xícara e meia por pessoa ou meia xícara para cada um dos acompanhamentos. Quando preparar arroz ou grãos, cerca de 45 g do grão seco rendem uma porção já cozida. Cerca de 60 g de feijão cru ou macarrão contam como uma porção. Se estiver servindo salada como acompanhamento, considere que um pé de alface serve cinco pessoas. Ofereça uma porção para cada convidado.

Sobremesa

Prepare uma porção completa de sobremesa para cada convidado. Divida as sobremesas em porções menores, de modo que possam optar por diversos itens. Uma porção completa corresponde a uma fatia regular de bolo, duas ou três bolas de sorvete, três ou quatro mini docinhos, 120 g de pudim ou dois a três pedaços de fruta.

Bebidas

Os convidados normalmente consomem dois drinques durante a primeira hora, e apenas um drinque a cada hora a mais. Disponibilize opções alcoólicas e não alcoólicas. Também é necessário incluir cerca de 500 g de gelo para cada quatro ou cinco convidados. Quinhentos gramas de café ou uma xícara de folhas para chá rendem 50 porções. Pense em cerca de 500 ml de creme para cada 25 porções de chá ou café.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media