×
Loading ...

Como calcular a área de superfície de uma piscina oval

Atualizado em 23 março, 2017

O cálculo da área de superfície para uma piscina oval não é tão simples como uma retangular. O formato oval representa a forma geométrica chamada elipse e sua área deve ser determinada usando a constante matemática "pi". Se você sabe a área de superfície da piscina, é possível estimar o volume dela e, portanto, a quantidade de água necessária para enchê-la.

Instruções

Ao determinar a área de superfície de uma piscina, é possível descobrir o volume de água que ela comporta (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Obtenha ou meça o comprimento e espessura da piscina. Exemplo: algumas piscinas podem ter 18,2 m de comprimento e 5,3 m de espessura.

    Loading...
  2. Utilize o número da constante matemática "pi" de acordo com a precisão desejada. Note que o pi pode ser arredondado até a terceira casa decimal para a maioria dos cálculos. Assim, nesses casos, pi = 3,142.

  3. Multiplique o comprimento pela espessura e pela constante "pi". Em seguida, divida o produto por 4 para calcular a área da superfície da piscina. No exemplo acima, a área é: (18,2 x 5,3 x 3,142) / 4 = 75,77 m².

  4. Caso queira descobrir o valor em pés quadrados, multiplique a área da piscina (em metros quadrados) pelo fator 10,7639104. No exemplo acima, obteríamos a área de 815,58 pés².

  5. Multiplique a área de superfície da piscina (em metros quadrados) pela profundidade média da piscina (em metros) e, em seguida, por 1.000 para computar a capacidade do volume da piscina. Se a profundidade for de 1,8 m, na piscina do exemplo acima, a capacidade dessa piscina é de 75,77 x 1,8 x 1.000, que é igual a 136.386 litros.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...