Como calcular a área de um terreno em "L"

Planejar sua paisagem começa com o cálculo das dimensões disponíveis

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

As áreas são calculadas pelo produto do comprimento com a largura. Para calcular a área de um terreno de formato irregular, a melhor saída é dividi-lo em simples retângulos e somar suas áreas. Este método é especialmente útil para áreas em formato de "L", pois são formadas por dois retângulos.

Step 1

Desenhe uma figura em formato de "L" no papel. Não há a necessidade de ser fiel à realidade do seu terreno, mas precisa ser fácil notar a diferença entre o braço pequeno do "L" e o grande.

Step 2

Meça cada extremidade do terreno e as escreva nos lados correspondentes do desenho. Devem haver seis medidas: as duas medidas das partes externas do "L", as duas que são internas ("L" pequeno) e as duas finais que são as pequenas linhas que conectam a parte interna com a externa. Exemplificando, um terreno em "L" tem um comprimento exterior de 60 m, largura exterior de 30 m, comprimento interior de 45 m, largura interior de 10 m, comprimento de conexão no topo de 20 m e na parte inferior de 15 m.

Step 3

Faça uma linha pelo seu desenho para dividi-lo em dois retângulos. O local mais fácil de realizar a divisão é entre a porção vertical e a horizontal, mas as especificidades do seu terreno vão ditar onde será melhor dividi-lo.

Step 4

Multiplique o comprimento pela largura do primeiro retângulo. No exemplo, o primeiro retângulo tem uma área de 1.200 m² porque 60 m vezes 20 m resulta neste valor.

Step 5

Multiplique o comprimento pela largura do segundo retângulo. No exemplo, a figura faltante é definida pela largura interior multiplicada pela linha que a conecta com a largura exterior: 10 m vezes 15 m, resultando 150 m².

Step 6

Some as áreas dos dois retângulos para calcular a área total do terreno. No exemplo: 1.200 m² mais 150 m² resulta em 1.350 m².

eHow Brasil
×