on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular ativos operacionais líquidos

Atualizado em 23 março, 2017

Ativos operacionais líquidos são uma medida muito usada para calcular o retorno sobre os ativos. Eles são calculados ao subtrair os passivos operacionais dos ativos operacionais. A equação é Ativos Operacionais Líquidos = Ativos operacionais menos passivos operacionais. Atividades operacionais são os processos que ocorrem diariamente e envolvem efetuar as operações cotidianas. Isto inclui transações de ativos e também transações de passivos. Por exemplo, comprar estoque é uma transação de ativos operacionais. No entanto, pagar pelo estoque com crédito é uma transação de passivos operacionais.

Instruções

Ativos operacionais líquidos são encontrados no balanço financeiro (business report image by Darko Draskovic from Fotolia.com)
  1. Obtenha o relatório anual. Você pode geralmente pedir que o relatório anual seja enviado até você gratuitamente pelo departamento de Relações com Investidores da empresa a qual você está calculando os ativos operacionais líquidos. Você também poderá baixar o arquivo no site da empresa.

    Loading...
  2. Encontre o balanço patrimonial. Ele tem todas as informações de que você precisa para fazer este cálculo. Você precisa dos ativos correntes, passivos correntes e passivos não correntes.

  3. Subtraia os ativos correntes dos passivos correntes. Este é seu valor para os ativos correntes líquidos.

  4. Acrescente os ativos não correntes aos ativos correntes líquidos, e em seguida subtraia os passivos não correntes para obter os ativos operacionais líquidos. Este número equivale também às obrigações financeiras líquidas.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora ou planilha/balanço patrimonial

Referências

Loading ...
Loading ...