Mais
×

Como calcular a base de um triângulo isósceles

Atualizado em 19 julho, 2017

As propriedades de um triângulo isósceles incluem dois lados e dois ângulos de comprimentos iguais, sendo que esses ângulos são chamados de ângulos da base. A base do triângulo é o lado que não tem o mesmo comprimento que os outros dois. Você deverá saber o comprimento de um dos lados e de pelo menos um ângulo para determinar o tamanho da base. Utilize uma das fórmulas de Mollweide para calcular o comprimento da base.

Instruções

Utilize as fórmulas de Mollweide para calcular o comprimento dos lados de um triângulo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Multiplique um dos ângulos da base por 2 e subtraia esse produto de 180º para calcular o ângulo oposto à base, caso essa medida não seja fornecida.

  2. Divida o ângulo oposto à base por 2 e, utilizando uma calculadora científica, encontre o seno desse resultado.

  3. Multiplique o seno pelo dobro do comprimento de um dos outros lados para encontrar o comprimento da base do triângulo isósceles.

Dicas

  • Para calcular o comprimento dos outros lados de um triângulo isósceles dada a medida da base, divida esse valor pela metade do seno do ângulo oposto, e por fim, divida esse resultado por 2.

O que você precisa

  • Calculadora gráfica ou cientifica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article