on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o calibre de fio de cobre usando ohms e metros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O tipo do metal, a área da seção transversal e o comprimento determinam a resistência elétrica de um fio. A resistividade do material depende da temperatura, de modo que, conforme a temperatura aumenta, o mesmo ocorre com a resistência. A resistência é importante, porque a corrente que um fio pode carregar seguramente é uma função da tensão e da resistência do fio. Descobrir o calibre do fio é um processo simples, conhecendo a resistência e o comprimento do fio.

Instruções

Sabendo a resistência e o comprimento, você pode descbrir o calibre de um fio (digital multimeter 3 image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento do fio. A resistência do fio de cobre é apenas alguns ohms por metro, portanto seja o mais preciso quanto possível. Não confie em sua memória; anote o valor em uma folha de papel.

    Loading...
  2. Deixe o fio atingir uma temperatura de 20º C. Conecte um medidor de resistência ou um multímetro digital configurado para medir resistência, ao longo das pontas do fio. Use a escala mais precisa disponível. A menos que esteja medindo centenas de metros, o medidor mostrará apenas algumas unidades de ohms. Anote o valor mostrado no medidor.

  3. Encontre a resistência para 100 m de fio, dividindo 100 pelo comprimento do fio, em seguida, multiplique a resposta pela resistência medida do fio. Por exemplo, para um fio com 30 m de comprimento, com uma resistência medida de 1,614 ohms, divida 100 por 30 e multiplique a resposta por 1,614. A resistência de 100 m de fio é, portanto, (100/30)*1,614, ou 5,38 ohms.

  4. Procure esse valor em uma tabela de resistência e propriedades elétricas para descobrir o calibre do fio. Os calibres comuns têm as seguintes resistências por 100 m: 5,22 mm² tem uma resistência de 0,328 ohms; 3,31 mm² tem 0,521 ohms; 2,08 mm² tem 0,829 ohms; 1,31 mm² tem 1,02 ohms; 0,81 mm² tem 2,09 ohms; 0,5 mm² tem 3,3 ohms e 0,32 mm² tem 5,3 ohms

Loading...

Dicas

  • Seja o mais preciso quanto possível em todas as medidas.
  • A resistência é relacionada à temperatura, portanto os valores aumentarão se o fio estiver mais quente do que 20º C, e diminuirão se estiver mais frio que 20º C.
  • É improvável que seus cálculos correspondam exatamente aos valores dados nas tabelas. Em vez disso, escolha o valor mais próximo.

Aviso

  • Caso use seus cálculos para determinar a corrente segura a ser transmitida pelo fio, sempre trabalhe com segurança e assuma que o fio tenha uma capacidade menor do que a determinada.

O que você precisa

  • Multímetro digital
  • Calculadora
  • Lápis e papel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...