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Como calcular as calorias gastas em um aparelho elíptico

Atualizado em 17 abril, 2017

Os aparelhos de elíptico são uma ferramenta popular para a queima de gordura e aumento da saúde cardiovascular porque são máquinas de baixo impacto que dão a impressão de baixo esforço. Muitos aparelhos têm contadores de calorias acoplados que oferecem números satisfatórios de calorias queimadas, mas é difícil determinar se esses números são precisos.

Enquanto sua taxa real de queima de calorias depende de muitos fatores internos e externos, você pode usar um cálculo simples de estimativa de equivalente metabólico (MET) para chegar a uma estimativa das calorias gastas no elíptico. O sistema MET designa um número de 0,9 (descansando) a 19 (corrida) para diferentes níveis de esforço, e quando o número é multiplicado pelo seu peso em quilos, você tem o número de calorias gastas por hora de qualquer atividade.

Instruções

Descubra quantas calorias são gastas em um aparelho elíptico (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Suba na balança para saber seu peso com precisão.

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  2. Acompanhe o nível de ser esforço durante um treino. Compare seu esforço médio no elíptico andando, indo um pouco mais rápido ou correndo.

  3. Examine a lista de taxas MET e determine qual número corresponde melhor ao seu esforço. Você provavelmente escolherá um número entre 4 e 8.

  4. Marque a duração de seu treino em porções de uma hora (por exemplo um treino de 20 minutos seria marcado como 0,33 de uma hora).

  5. Multiplique seu peso em quilos pela taxa MET que escolher (por exemplo, 54 kg x 6 = 324).

  6. Multiplique o número resultante do passo anterior pela porção de uma uma hora que você se exercitou para saber o total de calorias queimadas (por exemplo, 324 x 0,33 = 107 calorias).

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Dicas

  • Sua queima calórica depende de seu metabolismo pessoal, que é determinado por sua idade, peso, sexo, composição corporal e estado cardiovascular.
  • Maximize seu gasto calórico aumentando seu nível de esforço, duração do exercício, utilizando intervalos (aumentando a velocidade por 30 segundos a cada poucos minutos) e envolvimento de mais grupos musculares. Se seu aparelho tem barras de movimentação para os braços, empurre e puxe seus braços alternadamente. A maioria dos elípticos permite que o exercício para frente e para trás; alterne entre os dois para trabalhar mais músculos.
  • Não fique obcecado com o número de calorias queimadas porque não há é uma forma realista e 100% precisa de calcular isso. Outros fatores de saúde importantes como peso, percentual de gordura corporal, estado cardiovascular e tonificação muscular são bem mais importantes.

Aviso

  • Não se esforce além de seus limites para um maior gasto calórico. O esforço excessivo pode levar a ferimentos ou mesmo um infarte em uma pessoa com certas condições vasculares.

O que você precisa

  • Aparelho elíptico
  • Balança
  • Calculadora ou lápis e papel

Referências

Recursos

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