×
Loading ...

Como calcular a capacidade de campo do solo

Atualizado em 20 julho, 2017

Saber como calcular a capacidade de campo de um solo de forma correta é importante para determinar quais tipos de culturas podem ser plantadas, o quanto precisarão ser regadas e com qual frequência. A capacidade de campo é a quantidade de água que fica no solo depois que toda a água livre for drenada. Existem diferentes formas de calcular essa capacidade com diferentes graus de precisão. O método mais simples é o manual.

Instruções

A capacidade de campo do solo pode ser calculada de várias formas diferentes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Separe de quatro a oito amostras aleatórias dos 30 cm superiores do solo.

    Loading...
  2. Determine a textura do solo segurando uma pequena bola úmida da terra entre o polegar e o indicador. Se o solo tiver aparência arenosa, tem uma textura moderadamente grossa. Se parecer uma massa de pão molhada, tem uma textura média (mais lodo do que areia). Se for principalmente pegajoso, é um solo de textura fina e tem muita argila.

  3. Aperte uma bola de terra nas mãos. Dependendo da textura do solo, você pode determinar quanta água há nele. Independentemente da textura, se quando você apertá-lo não saírem gotas de água, mas a sua mão ficar molhada, então o solo está na capacidade de campo. Isso quer dizer que não haverá necessidade de colocação de água adicional. Repita o procedimento para cada amostra recolhida.

  4. Pese aproximadamente meio quilo de uma das amostras que estava na capacidade de campo.

  5. Seque o solo em um forno em temperatura baixa.

  6. Pese o solo seco e subtraia este valor do que estava molhado para calcular o percentual de água no solo quando está na capacidade de campo. Com essa informação você pode estimar quanta água adicionar ao solo quando ele estiver seco.

Loading...

O que você precisa

  • Balança
  • Forno

Referências

Loading ...
Loading ...