×
Loading ...

Como calcular capacidade efetiva e eficiência

Atualizado em 23 março, 2017

A taxa de capacidade efetiva é a quantidade que pode ser produzida de um determinado produto em determinado período de tempo, enquanto que a capacidade real é a quantidade que é produzida durante o mesmo período. Por exemplo: embora uma fábrica de televisores possa ter uma capacidade efetiva de 60 TVs por hora, sua capacidade real pode ser de apenas 40 por hora. A eficiência, por outro lado, é a relação entre a capacidade efetiva e a real. Dada a capacidade efetiva e a eficiência, você pode calcular a capacidade real.

Instruções

A capacidade efetiva e a eficiência são usadas para medir o desempenho de uma fábrica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Calcule a capacidade efetiva pela divisão da capacidade real pela eficiência. Dada uma fábrica com capacidade real de 40 televisores por hora e uma taxa de eficiência de 66%, por exemplo, divida 40 por 0,66 para obter uma capacidade efetiva de 60.

    Loading...
  2. Divida a capacidade real pela capacidade efetiva para chegar à eficiência. Dada uma fábrica com uma capacidade real de 50 televisores por hora e uma capacidade efetiva de 60, por exemplo, divida 50 por 60 para obter 5/6 ou uma eficiência de 83%.

  3. Multiplique a capacidade efetiva pela eficiência para chegar à capacidade real. Dada uma capacidade efetiva de 60 e uma eficiência de 66%, por exemplo, multiplique 60 por 0,66 para chegar a uma capacidade real de 40 televisores por hora.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...