×
Loading ...

Como calcular a capacidade de uma empilhadeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Empilhadeiras são concebidas para carregar uma variedade de cargas de forma eficiente. Estas máquinas são os burros de carga da cadeia logística e evoluíram para peças de equipamentos bastante especializadas. Embora versáteis e eficientes, essas máquinas têm suas limitações. Exceder suas capacidades pode resultar em danos ao produto, ferimentos e até morte.

Instruções

Empilhadeiras são concebidas para carregar uma variedade de cargas de forma eficiente (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine a capacidade de carga padrão de sua empilhadeira. Cada tipo tem um limite específico. A maioria dos modelos sit-down de empilhadeira conseguem erguer com segurança até 1800 kg. Você pode determinar a capacidade padrão examinando a placa de identificação situada na empilhadeira. Esta placa de dados é o seu recurso para todos os cálculos referentes às capacidades de elevação da máquina. Esta peça nunca deve ser removida, substituída ou alterada indevidamente. Geralmente, ela fica localizada em uma posição muito visível na máquina para permitir o acesso fácil pelo operador, normalmente na cabine de operação. Você nunca deve exceder a capacidade nominal de qualquer empilhadeira.

    Loading...
  2. Identifique o centro de gravidade da empilhadeira (CG). Em uma empilhadeira padrão, o CG baseia-se num centro de carga de 1,20 m de comprimento e 1,20 m de altura. Isso colocaria o centro de gravidade a 60 cm acima dos garfos, e a 60 cm do encosto. Se a carga fica posicionada na frente, o CG se move para frente. Se a carga é elevada, o CG também sobe. Se o mastro é inclinado para trás, o CG irá se mover em direção a empilhadeira. À medida em que o centro de gravidade se move, a capacidade de carga vai ser alterada. Uma empilhadeira padrão com capacidade de 1800 kg pode ter sua capacidade reduzida em até 50% quando a carga é elevada e inclinada para a frente ligeiramente. A placa de dados tem um gráfico que mostra a diminuição da capacidade de carga à medida em que a carga é levantada.

  3. Calcule a capacidade de carga determinando o peso da carga e da altura da carga que será erguida, e as condições envolvidas no movimento. Será que a carga precisa ser inclinada? Ela precisa ser girada para um lado? Tudo isso tem uma relação direta com a capacidade de carga das máquinas. Na placa de dados, encontre o CG de sua carga, em seguida, siga até a altura em que pretende colocar a carga. O peso listado no local de intersecção do CG e a altura de posicionamento da carga é a capacidade de sua empilhadeira para essas condições. Você nunca deve tentar adicionar contrapeso adicional para a empilhadeira, a fim de aumentar a capacidade de carga, já que isso é altamente perigoso e uma violação das normas.

Loading...

Dicas

  • Se a placa de dados tiver sido danificada ou removida, solicite ao fabricante uma substituição, usando o número de série da máquina, para que a peça solicitada seja adequada.

Aviso

  • Todos os operadores de empilhadeiras devem ser treinados para ler uma placa de dados e ter um entendimento claro dos métodos apropriados, antes de ser autorizado a operar a empilhadeira.

O que você precisa

  • Placa de identificação
  • Bloco de notas e lápis

Referências

Loading ...
Loading ...