Como calcular a capacidade volumétrica de um objeto

Escrito por william hirsch | Traduzido por ricardo soares
Como calcular a capacidade volumétrica de um objeto
Calcule a capacidade volumétrica de um objeto usando matemática simples (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Considere calcular a capacidade líquida de um recipiente para saber a quantidade máxima que ele pode conter. Isso o impedirá de transbordar, sabendo assim o quanto ele é capaz de armazenar. O volume é uma medida direta da capacidade volumétrica de qualquer objeto, quer seja um balde, quer seja uma caixa de plástico. Ele depende das dimensões físicas do item a ser medido. As unidades comuns para capacidade de fluido incluem centímetros cúbicos e litros.

Instruções

    Objeto retangular

  1. 1

    Meça o comprimento, a largura e a altura do objeto retangular em centímetros. Por exemplo, o objeto pode ter um comprimento de 20 cm, largura de 15 cm e altura de 10 cm.

  2. 2

    Multiplique o comprimento pela largura e pela altura para obter o volume do objeto em centímetros cúbicos. Continuando o exemplo, tem-se 20 x 15 x 10, dando um volume de 3.000 cm³.

  3. 3

    Divida o volume por 1000 para converter para litros, há 1000 cm³ em um litro. Completando o exemplo, há 3.000 cm³ divididos por 1000, ou uma capacidade volumétrica de 3 L.

    Objeto cilíndrico

  1. 1

    Meça a altura e a circunferência do objeto cilíndrico em centímetros. Esta última mede a distância ao redor do lado curvo da figura geométrica. Por exemplo, um recipiente pode ter uma altura de 10 cm e uma circunferência de 4 cm.

  2. 2

    Divida a circunferência por 2 vezes o número pi (3,14) para obter o raio do cilindro em centímetros. Ele mede a distância do centro da forma circular até a borda. Continuando o exemplo, uma circunferência de 4 cm dividida por 6,28 tem um raio de 0,64 cm.

  3. 3

    Multiplique o número pi pelo quadrado do raio vezes a altura para obter o volume do recipiente cilíndrico em centímetros cúbicos. Eleve ao quadrado o raio multiplicando-o por ele mesmo. Realizando esse passo, por exemplo, produz 3,14 x 0,64 cm x 0,64 cm x 10 cm, ou um volume de 12,9 cm³.

  4. 4

    Divida o volume por 1000 para converter para litros. Completando o exemplo, há 12,9 cm³ divididos por 1000, ou uma capacidade volumétrica de 0,012 L.

O que você precisa?

  • Trena

Lista completaMinimizar