×
Loading ...

Como calcular a carga elétrica em ampères-hora

Atualizado em 17 abril, 2017

Saber como calcular os ampères-hora que uma fonte de alimentação deve fornecer é uma forma de economizar dinheiro, expandir as suas capacidades inventivas e até mesmo salvar sua vida. Você pode usar cálculos de ampère-hora para estimar os custos de energia mensal de cada aparelho, projetar um sistema de bateria de energia solar e determinar quanto tempo seu celular, GPS ou computador funcionará sem recarga. Tudo isso poderá prepará-lo para lidar com uma situação de emergência.

Instruções

O ampère-hora é uma unidade de energia, sendo frequentemente encontrada em pilhas na forma de mAh (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Determine a corrente dos dispositivos eletrônicos e aparelhos que serão conectados à fonte de alimentação. Para calcular a quantidade de ampères-hora que sua fonte de alimentação deverá fornecer, você terá que descobrir a corrente que cada dispositivos conectado a ela utiliza.

    Os fabricantes de equipamentos eletrônicos geralmente indicam a corrente que os os produtos necessitam, e com essa informação você pode facilmente calcular a carga. Mas pode acontecer de o fabricante não fornecer essa informação de corrente, nesse caso, é comum que informem a classificação de potência.

    Loading...
  2. Mude a classificação de potência para ampères. Se a classificação do aparelho for dada em watts, você pode converter watts para ampères pela divisão do valor em watts pela tensão de alimentação. Se o dispositivo utiliza uma alimentação de 2 V, que é a tensão de uma bateria usada em muitos computadores portáteis, e a potência do computador for de 40 watts, a corrente seria igual a 40 watts dividido por 2 V ou 20 A.

    Às vezes, a classificação de potência não pode estar em watts, mas sim em miliwatts ou microwatts. O watt é a unidade padrão de medição de potência elétrica. O microwatt é um milionésimo de um watt, enquanto que um milliwatt é um milésimo de watt. Para converter microwatts para watts, divida o valor por um milhão. Para converter de milliwatt para watts, divida o valor por mil.

    Por exemplo, se a classificação for de 50 miliwatts, então o valor em watts será igual a 0,05. Se a classificação for de 100 microwatts, o valor em watt será 0,0001.

  3. Mude as unidades das especificações dadas em ampères. Se lhe for dada uma especificação de corrente, em vez de uma especificação de potência, você perceberá que o valor de corrente não será dado em ampères. Em vez disso, ele pode ser fornecido em microampères ou miliampères. O ampère é a unidade de medida padrão para corrente elétrica. O microampère é um milionésimo de um ampère e um miliampère é um milésimo de um ampère.

    Para converter microampères para ampères, divida o valor por um milhão. Para converter um valor de miliampères para ampères, divida o valor por mil.

    Por exemplo, se a corrente nominal for de 50 miliamperes, a corrente equivalente será de 0,05 ampères. Se a corrente for de 100 microampères, o valor convertido será 0,0001 ampères.

  4. Calcule os ampères-hora de cada dispositivo eletrônico ligado à fonte de alimentação. O valor em ampères-hora que um dispositivo utiliza é igual a sua corrente multiplicado pelo número de horas que fica ligado. Por exemplo, se um computador portátil consome 20 ampères e funciona por 4 horas, ele precisaria de uma bateria de 80 ampères-hora. Se a bateria dentro do seu computador tiver uma carga de 60 ampères-hora, ela só seria capaz de alimentar o computador por três horas.

  5. Some as cargas em ampères-hora de todos os dispositivos eletrônicos conectados à fonte de alimentação. Isso resultará na carga total que sua fonte deverá fornecer. Se a soma der 20 ampères-hora e sua fonte de alimentação for avaliada em 40 ampères-hora, ela poderá fornecer energia por duas horas antes de precisar ser recarregada.

Loading...

O que você precisa

  • Datasheet do dispositivo eletrônico
  • Datasheet de eletrodomésticos
  • Tabelas de classificação de eletrodomésticos
  • Tabelas de classificação do dispositivo eletrônico

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...