Mais
×

Como calcular a carga formal do CoCl2

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao se determinar a carga formal de uma molécula como o CoCl2 (gás fosgênio), é necessário saber o número de elétrons na camada de valência de cada átomo e a estrutura de Lewis da molécula.

Instruções

Estrutura de Lewis com carga formal (molecules of the chemical formula image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)

    Número de elétrons na camada de valência

  1. Procure cada átomo na tabela periódica dos elementos para determinar o número de elétrons na camada de valência.

  2. Lembre-se de que dois elétrons estão no primeiro subnível s, dois estão no segundo subnível s, seis elétrons no primeiro subnível p, etc. Lembre-se: 1s(^2)2s(^2)2p(^6)3s(^2)3p(^6).

  3. Acerte a carga. Se a molécula for um íon, adicione ou subtraia um ou mais elétrons do total para chegar à carga final.

  4. Para o CoCl2 (gás fosgênio): C = 4; O = 6; Cl = 7. A molécula não é ionizada e tem carga neutra. Por isso, o número total de elétrons na camada de valência é 4 + 6 + (7x2) = 24.

    Estrutura de Lewis

  1. Veja o diagrama da estrutura de Lewis do CoCl2 (gás fosgênio). A estrutura de Lewis representa a estrutura mais estável e provável para a molécula. Átomos são puxados com elétrons de valência pareados; ligações são formadas entre elétrons livres para satisfazer a regra do octeto.

  2. Desenhe cada átomo e seus elétrons de valência e depois forme ligações de acordo com a necessidade.

    Elétrons desenhados na estrutura de Lewis
  3. Os átomos do cloreto compartilham ligações simples com a molécula de carbono, enquanto o átomo de oxigênio forma ligação dupla com o carbono. Cada átomo na estrutura final satisfaz a regra do octeto e tem oito elétrons na camada de valência, permitindo estabilidade molecular.

    Carga formal de cada átomo

  1. Conte os pares livres de elétrons de cada átomo na estrutura de Lewis. A cada átomo designe um elétron de cada ligação da qual ele participa. Some esses números. No CoCl2: C = 0 pares livres mais 4 elétrons de ligações = 4 elétrons. O = 4 elétrons de pares livres mais 2 elétrons de ligações = 6 elétrons. Cl = 6 elétrons de pares livres mais um elétron de uma ligação com C = 7 elétrons.

  2. Subtraia a quantia do número de elétrons na camada de valência no átomo não ligado. O resultado é a carga formal para cada átomo. No CoCl2: C = 4 elétrons de valência (ev) no átomo não ligado menos 4 elétrons designados na estrutura de Lewis (LS) = 0 carga formal O = 6 ev - 6 LS = 0 carga formal Cl = 7 ev - 7 LS = 0 carga formal

    Cargas formais dos átomos
  3. Ao escrever, coloque essas cargas perto dos átomos na estrutura de Lewis. Se no total a molécula tiver uma carga, coloque a estrutura de Lewis entre parênteses com a carga escrita do lado de fora no canto superior direito.

Aviso

  • O cálculo da carga formal para moléculas contendo metais de transição pode ser traiçoeiro. O número de elétrons na camada de valência para metais de transição serão aqueles fora do padrão dos gases nobres.

O que você precisa

  • Tabela periódica dos elementos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article