×
Loading ...

Como calcular quanto cimento é necessário por metro quadrado

Atualizado em 17 abril, 2017

Cimento e concreto são termos comumente usados como sinônimos, mas eles não são o mesmo produto. O cimento é o pó responsável por colar a areia e o cascalho, resultando em concreto, o qual é amplamente utilizado para fazer ruas, calçadas, casas e alpendres. O concreto é um produto costumeiramente vendido em metros cúbicos e, para evitar desperdício, é preciso calcular antes a quantidade necessária para um projeto.

Instruções

É fundamental calcular corretamente a quantidade de concreto necessária pata evitar desperdício (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça, em metros, o comprimento e a largura da área que você pretende concretar.

    Loading...
  2. Multiplique o comprimento pela largura. O resultado será a área, em metros quadrados.

  3. Determine qual a espessura de concreto que você deseja.

  4. Multiplique a área encontrada pela espessura de concreto que deseja que o local tenha. O resultado será o número de metros cúbicos de concreto que você necessitará comprar. Como concreto preparado é vendido em metros cúbicos, sua conta está pronta. Como a maioria dos pisos residenciais tem aproximadamente 10 cm de espessura, você pode simplesmente multiplicar a área encontrada no passo 2 por 0,1 para saber quantos metros cúbicos comprar.

Loading...

Dicas

  • O concreto pronto é vendido em metros cúbicos no Brasil. Entretanto, se for comprar sacos de concreto seco, precisará calcular o número de sacos necessários. Um saco de 25 Kg de concreto seco é suficiente para fazer 0,01 m³; ou, para fazer 1 m³ de concreto, serão necessários pouco mais de 85 sacos de concreto seco.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...