Como calcular o código de cores de um capacitor

Escrito por sean lancaster | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular o código de cores de um capacitor
Aprenda a ler o código de cores dos capacitores e suas tolerâncias (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Componentes eletrônicos como resistores e capacitores estão disponíveis em vários valores diferentes. O valor específico dos componentes é marcado com números ou, em muitos casos, com um código de cores. As cores seguem uma definição universal que as correlaciona com um valor numérico. Decodificar o valor do componente depende do que a faixa colorida representa e do valor atribuído a ela.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine o capacitor para determinar seu tipo. Existem vários tipos disponíveis para uso, incluindo o eletrolítico, de mica, de papel, poliestireno e cerâmico. Cada tipo pode estar marcado de uma maneira diferente, mas os de mica e cerâmica são mais comumente identificados com código de cores.

  2. 2

    Aprenda o código de cores para relacioná-lo aos números. A ordem das cores que representam os números de zero a nove é preto, marrom, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta, cinze e branco, respectivamente. A sequência de cores do arco-íris pode ajudá-lo a relacionar as cores com os números. O arco-íris começa no preto (0) e, conforme muda se torna marrom (1). A primeira cor visível é o vermelho (2), que se transforma em laranja (3) e então em amarelo (4). Conforme o amarelo tende ao azul, se torna verde (5) antes de atingir o azul (6). A última cor da sequência é o violeta (7). Em seguida, a luz se torna cinza (8) antes de ficar completamente branca (9).

  3. 3

    Determine as faixas atribuídas aos capacitores. Leia o código de cores da esquerda para direita. Muitas vezes a primeira faixa não aparece, mas, se estiver presente, denota o tipo de capacitor. As duas cores seguintes são consideradas os dois primeiros números do valor do capacitor. A terceira faixa é o multiplicador, medido em pF, e a quarta faixa denota o valor de tolerância, sendo prata 20% e dourado 10%. Em capacitores de mica, a função do código de cores é realizada por seis pontos impressos no invólucro exterior.

  4. 4

    Para ler um capacitor de cerâmica, oriente-o de modo que a direção das flechas próximas aos pontos indiquem da direita para esquerda. O código de cores funciona da mesma forma que para os capacitores cerâmicos, nos quais o primeiro ponto representa o tipo do componente e os dois seguintes, na fileira superior, compõem o valor. Em seguida, olhe diretamente abaixo do terceiro ponto da fileira de cima para encontrar o ponto que representa o multiplicador. O próximo ponto à esquerda é o valor da tolerância. O ponto final, na fileira de baixo, bem à esquerda, é a classificação da tensão do capacitor. Os multiplicadores aumentam por um fator de 10, começando com 1,0 para a cor preta. Um exemplo de uso de todas essas orientações é um capacitor de cerâmica com o seguinte código de cores: marrom, verde, amarelo e branco. O marrom é igual a um, o verde igual a cinco, o amarelo igual a quatro e o branco igual a nove. Portanto, o valor do componente é 150.000 pF, com uma tolerância de 9%.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível