×
Loading ...

Como calcular o coeficiente de partição a partir de log P

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cientistas utilizam o coeficiente de partição (P) de um composto químico para avaliar a sua solubilidade relativa em diferentes líquidos. P é determinado pela determinação das quantidades relativas do composto que conseguem se dissolver em dois solventes diferentes: um "apolar" ou composto oleoso, como o octanol, e um líquido polar, como a água. Os químicos utilizam o valor de P para predizer o movimento de compostos farmacêuticos no corpo do paciente e também para determinar a dispersão dele através da água e do solo no meio ambiente. Apesar de os laboratórios comumente utilizarem o valor do logaritmo de P (log P) ao invés do próprio valor da variável, é possível obtê-lo a partir da propriedade antilog.

Instruções

O coeficiente de partição de um composto químico pode ser utilizado para determinar o impacto de um derramamento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Pressione o botão "log-1" ou "10^x" na calculadora. Esses botões indicam a função antilog ou logaritmo inverso de um número e a maioria das calculadoras científicas possuem essa função.

    Loading...
  2. Introduza o valor de log P para calcular o valor do coeficiente de partição e pressione "Enter". Por exemplo, caso o valor de log P seja 4,6, digite esse valor na calculadora e ela calculará o antilog dele. Como as funções log e antilog são operações matemáticas inversas, tirar o antilog cancelará a operação log e fornecerá apenas o valor de P, o coeficiente de partição.

  3. O valor de P não possui unidades, pois é a razão entre dois valores de solubilidade, cujas unidades se cancelam. No exemplo, o antilog de 4,6 é 40 mil, logo, P é apenas 40 mil. Isso significa que o composto químico em questão é 40 mil vezes mais solúvel em um dos solventes do que no outro.

Loading...

Dicas

  • Os cientistas preferem o termo razão de partição a coeficiente de partição.

O que você precisa

  • Calculadora com funções log

Referências

Loading ...
Loading ...