×
Loading ...

Como calcular o consumo de vapor

Atualizado em 23 março, 2017

O vapor ainda tem uso hoje em dia em muitas aplicações industriais, especialmente as que requerem uma fonte de calor firme e multifacetada, ou que envolva o alvo completamente. O vapor é geralmente produzido pela combinação de carvão, óleo quente ou gás natural. As empresas, que usam o processo de produção de vapor, devem analisar os vários parâmetros do processo e calcular a quantidade de vapor necessária para o trabalho, assim como o custo total dessa produção. O cálculo do consumo de vapor envolve vários fatores, mas essencialmente se baseia na transferência de calor.

Instruções

  1. Calcule a quantidade de calor necessária para aquecer um objeto. Em quase todas as aplicações industriais, o vapor trabalha para: a) aquecer um produto ou componente; b) manter aquele produto ou componente naquela temperatura por um tempo especificado. Portanto, o cálculo do consumo de vapor envolve dois passos (e o segundo passo do cálculo varia de acordo com o tipo de sistema). A Spirax Sarco (veja as referências) contém a equação complexa necessária para o cálculo: Equação 2.1.4.

    Loading...
  2. Calcule a quantidade de calor necessária para manter um objeto em uma temperatura específica por uma aplicação sem fluxo. A Spirax Sarco apresenta essa equação: Equação 2.6.1.

  3. Calcule a quantidade de calor necessária para manter um objeto em determinada temperatura para uma aplicação de fluxo. Pode-se encontrar essa fórmula no site da Spirax Sarco: Equação 2.6.7.

  4. Some o consumo do Passo 1 com o do Passo 2 ou 3 (dependendo do tipo de processo), para determinar o consumo total de vapor para o processo inteiro.

Loading...

Aviso

  • Note que os cálculos anteriores representam aproximações baseadas em parâmetros específicos. O consumo de vapor real variará de acordo com os parâmetros dos sistemas individuais.

Referências

Loading ...
Loading ...