Mais
×

Como calcular a cubagem de concreto para uma laje de garagem

Atualizado em 21 novembro, 2016

Calcular a quantidade correta de concreto para ser utilizada num bloco ou laje é o primeiro passo para construir uma garagem. Por sorte, estimar a cubagem de concreto que você irá precisar envolve apenas uma calculadora, um pouco de matemática e as dimensões (comprimento, largura e espessura) da laje, em metros. Para um cálculo mais rápido e preciso, utilize uma das várias calculadoras de concreto disponíveis on-line.

Instruções

Calcular a quantidade de concreto necessária para a laje da sua garagem é muito fácil (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Multiplique o comprimento da futura garagem pela largura para encontrar a área do bloco de concreto, utilizando as medidas em metros e arredondando para cima, se necessário.

  2. Decida sobre a espessura da laje de concreto e obtenha seu valor em metros. A Norma Brasileira 6118 (NBR 6118) recomenda que seja utilizada uma espessura mínima de 12 cm para lajes que resistam a tráfego de veículos.

  3. Multiplique a espessura da laje pela área encontrada no Passo 1 e você irá obter o volume de concreto necessário, em metros cúbicos.

  4. Ao comprar, peça sempre um pouco mais que o necessário para evitar a falta de material.

  5. Para usar uma calculadora "on-line", você irá precisar da espessura, da largura e do comprimento do bloco de concreto. Digite os números dos espaços correspondentes e selecione "calcular".

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article