×
Loading ...

Como calcular a declinação do Sol

Atualizado em 20 julho, 2017

A declinação do Sol é o ângulo entre os raios de luz solar e o equador da Terra. Uma vez que o planeta é inclinado em seu próprio eixo e gira todo ano, o ângulo de declinação se altera com o passar do ano. Anualmente, a declinação solar varia de -23,44º a +23,44º de acordo com as diferentes estações. Embora a órbita e a rotação da Terra mudem lentamente ao longo de milhões de anos, em escalas de tempo menores, elas parecem perfeitamente consistentes, e a declinação solar pode ser calculada com base no dia do ano.

Instruções

A declinação solar varia com as estações (sun rays from under cloud covering the sun blue sky background image by Alx from Fotolia.com)
  1. Determina quantos dias passaram desde 1º de janeiro. Por exemplo, o número de dias entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro é 44.

    Loading...
  2. Adicione dez ao número de dias que passaram. Escreva esse número.

  3. Divida por 360 o número de dias do ano. Cada ano tem 365 dias, exceto anos bissextos. Escreva esse número.

  4. Multiplique o número do "Passo 2" pelo do "Passo 3". Escreva o resultado.

  5. Encontre o cosseno do resultado do "Passo 4". Multiplique-o por -23,44. O resultado é a declinação solar em graus para esse dia do ano.

Loading...

Dicas

  • Há calculadoras de declinação solar disponíveis online, que oferecem informações sobre a declinação para quase qualquer data usando fórmulas muito precisas.
  • Esse cálculo é relativamente simples e preciso dentro de décimos de um grau. Variações pequenas na órbita e na rotação da Terra causam mudanças previsíveis na declinação solar, que exigem métodos mais complicados para resolver. Fora da astronomia, décimos de um grau são mais do que suficientes para medidas.

O que você precisa

  • Calculadora com funções trigonométricas
  • Lápis
  • Papel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...